Workshop orienta servidores a reconhecer fraudes em documentos e veículos
Supermoveis



Workshop orienta servidores a reconhecer fraudes em documentos e veículos

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Começou na manhã desta segunda-feira (27.03) o II Workshop de Fiscalização de Documentos Emitidos pelo Detran e Veículos. O evento irá capacitar servidores federais, estaduais e municipais envolvidos com a fiscalização de trânsito na identificação de fraudes em documentos e veículos.

No evento foi abordada a segurança documental da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com o consultor de segurança da empresa Thomas Greg & Sons, Fernando Bebiano, e também as consultas de veículos e habilitação, com os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Augusto Cordeiro e Wilson Dias. O evento segue durante toda a semana, das 08h às 11h30, no auditório da autarquia, em Cuiabá.

O secretario Municipal de Defesa Social de Várzea Grande, coronel Alexander Maia, comentou que a primeira capacitação, realizada em dezembro de 2016, permitiu melhorar a qualidade do serviço prestado e as técnicas aprendidas fazem toda a diferença na execução dos trabalhos no dia a dia. “A qualidade do serviço que nós prestamos foi melhorada e quem ganha com isso é a sociedade. Que este curso seja mais uma oportunidade de crescimento profissional”, disse.

De acordo com o presidente do Detran, Arnon Osny, a motivação para promover o evento partiu de uma demanda da Diretoria de Habilitação que após as fiscalizações, realizadas em 2015 e 2016, verificou que os tipos de fraude estavam cada vez mais requintadas.

“Com a orientação de técnicos os agentes terão condições de identificar falsificações e adulteração de veículos. Nosso objetivo é capacitar o maior número possível de agentes. Para atender a demanda, decidimos realizar uma segunda edição e também levar este conhecimento para as unidades no interior”, disse Arnon Osny.

O presidente acrescentou que essa ação de integração só é possível graças à autarquia estar vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública. “Com este vínculo tivemos a oportunidade de discutir políticas e programas de execução de segurança pública, considerando que a fraude de documentos gera milhões para o mundo do crime e veículos adulterados são moeda de troca de traficantes em outros tipos de crime. Além disso, estamos desenvolvendo outros projetos onde será importantíssima a aplicação do conhecimento deste workshop”, afirmou.     

No evento o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, defendeu o conhecimento como ferramenta de mudança e transformação das instituições da segurança pública, além do investimento em equipamentos e estrutura das forças que compõem a Secretaria.

“O profissional de segurança pública deve ter condições de pegar um documento e dizer, do ponto de vista físico, palpável e sistêmico, se é um documento legitimo. O conhecimento é um legado, nós passamos, mas o conhecimento fica. Com o conhecimento e a consciência coletiva, poderemos mudar a realidade”, disse Jarbas.

Participam do workshop servidores da Polícia Militar (PM-MT), Polícia Civil (PJC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, a Guarda Municipal de Várzea Grande, e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O evento é organizado pela Unidade de Fiscalização de Trânsito do Detran, com o apoio da Fenabrave Mato Grosso, Sincodiv-MT e Thomas Greg & Sons.