Servidores da Sinfra lançam inédito programa de coleta seletiva com apoio de...
Supermoveis


Macropel

Servidores da Sinfra lançam inédito programa de coleta seletiva com apoio de catadores

Fonte: Assessoria
SHARE

A Secretaria de Estado de Infraestrura e Logística (Sinfra) realizou na tarde desta sexta-feira (30.06) uma palestra de “Sustentabilidade e Coleta Seletiva”, mediada pela presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizável Mato Grosso Sustentável (ASMATS), Cidinha Nascimento, com o objetivo de reutilizar ou reciclar os resíduos sólidos a fim de gerar um impacto ambiental positivo e sustentável.

A Sinfra é a primeira secretaria do estado a desenvolver o Programa de Voluntariado. Cidinha Nascimento destacou que o projeto é importante, principalmente na educação da sociedade para a coleta seletiva de lixo.

“Nós temos que conscientizar que temos que fazer esta sustentabilidade agora para que as gerações futuras encontrem algo de bom”, comentou Cidinha Nascimento.

A palestra faz parte do programa de voluntariado da Sinfra, que compõe o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que fomenta a implantação do modelo de administração pública orientada para os resultados que contribuam com a sociedade.

“Dentro do projeto de voluntariado, a Sinfra está trabalhando a parte social e ambiental. Semanalmente iremos fazer a coleta dos resíduos sólidos da secretaria e a Associação dos Catadores de Lixo da Várzea Grande foi a instituição que contemplamos para receber o resíduo da Sinfra”, comentou a gerente de aplicação de desenvolvimento de saúde e segurança da Sinfra, Soyanne Santana.

A partir da construção do PDI, ficaram estabelecidos quatro níveis estratégicos de desenvolvimento, para que através do bom cumprimento, a Sinfra realize sua missão, que é garantir um sistema de transporte seguro, confiável, integrado e eficiente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do Estado de Mato Grosso.

Partindo das diretrizes sociais foram inscritas quatro instituições sem fins lucrativos (Casas Caminho Redentor, Igreja São Judas Tadeu, Associação comunidade Fraterna no Amor e ACCMT), e de acordo com um cronograma, estarão na secretaria divulgando suas ações e oferecendo oportunidades de voluntariado aos servidores do órgão. Em contra partida, além do espaço e divulgação, a secretaria oferecerá uma capacitação em gerenciamento de projetos.

Além da capacitação, serão montados pontos de coleta de doações (de acordo com a necessidade de cada instituição) e a realização de um Bazar Beneficente, com renda revertida para os projetos desenvolvidos pelas instituições parceiras.

Montreal