Vigilância de Saúde garante segurança a quem busca atendimento na Caravana da...
Fullbanner1



Vigilância de Saúde garante segurança a quem busca atendimento na Caravana da Transformação

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Atuando como órgão fiscalizador da Caravana da Transformação, a Vigilância Estadual de Saúde levou uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais responsáveis por inspecionar os procedimentos oftalmológicos, entre eles, consultas e exames. Nesta quinta-feira (26.01), começam a ser realizadas as primeiras cirurgias de catarata, pterígio e yag laser, que também serão acompanhadas de perto pela fiscalização. O evento ocorre até o dia 3 de fevereiro, em Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá).

Além disso, os atendimentos pós-cirúrgicos que são realizados até um mês após a cirurgia também possuem fiscalização. O descarte de resíduos, a vistoria aos ambientes comuns do evento, como praça de alimentação, banheiros químicos e até a climatização dos espaços também recebem a atenção da Vigilância.

“Este trabalho garante mais segurança a todos os atendimentos no evento, principalmente os procedimentos cirúrgicos”, garante a coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena. Vale lembrar que nas outras três edições da iniciativa, que percorreram os municípios de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo e Canarana, nenhuma intercorrência foi realizada pelo órgão.

Caso isso ocorra, a correção deve ser imediata. A Vigilância tem poder, inclusive, de paralisar o evento caso seja detectado qualquer procedimento considerado irregular pelas normas técnicas. Segundo Simone, o órgão possui expertise em eventos de massa e, como a Caravana da Transformação atende diariamente milhares de pessoas, a fiscalização se faz necessária.

Cirurgias

Para esta edição, estão previstas três mil cirurgias oftalmológicas, que atenderão não só os pacientes de Jaciara, mas de outros 18 municípios do entorno. Por dia, são atendidos cerca de 800 pacientes, podendo chegar a mil. O público-alvo da Caravana são pessoas com mais de 55 anos de idade.

Cidadania

Já os atendimentos em cidadania ocorrerão na sexta-feira e no sábado (27.01 e 28.01). Entre os serviços oferecidos estão a emissão de documentos, como a 1ª e 2ª vias de RG, CPF, Certidões de Nascimento, casamento e óbito, foto 3×4, plastificação e cópias de documentos, embelezamento, oficinas e palestras.

A novidade dos serviços de cidadania é uma parceria firmada com o Poder Judiciário, que trará o projeto Pai Presente, com a oportunidade do reconhecimento de paternidade.