Vereadores buscam solução para escola do Naboreiro com prefeito
Supermoveis



Vereadores buscam solução para escola do Naboreiro com prefeito

Fonte:
SHARE

Os vereadores Dr. Orestes Miráglia (SD), Vilmar Pimentel (SD), Bilu do Depósito de Areia (PRTB), Adonias Fernandes (PMDB) e Tiago Silva (PMDB) foram os intermediadores de uma reunião entre o prefeito Zé Carlos do Pátio e representantes da comunidade do Naboreiro.

O motivo da reunião foi debater a situação da escola São Domingos Sávio que foi municipalizada e a comunidade gostaria da manutenção da equipe e da sistemática de ensino da escola. “O que ocorre é que os índices do Ideb da Escola é um dos melhores”, disse a professora Keila Coimbra. O problema é que a São Domingos Sávio era mantida por meio de um contrato de comodato por uma entidade italiana, mas o referido contrato que era de 20 anos chegou ao fim a escola foi municipalizada e com isso a escola está passando por mudanças, principalmente no corpo docente. Os professores da escola passaram a serem contratados pelo município, ao final do comodato, e devido aos aprovados no concurso, muitos novos professores foram lotados para a Domingos Sávio.

O grupo pediu ao prefeito a manutenção da antiga equipe pelos resultados obtidos e que a escola passasse a ter gestão própria atendendo a comunidade via convênio com o município. Pois, muitos dos professores, que trabalhavam sob contrato da Prefeitura eram da comunidade e com a chegada do novo corpo docente a maioria vira de longe da comunidade.

O prefeito Zé Carlos do Pátio explicou que não tem interesse em mudar a sistemática da Escola. “Não vejo motivos para isso, os números dessa escola são ótimos, acima da média inclusive do Estado, não podemos mudar isso”, disse. Pátio , por outro lado, explicou que não pode também, sem legalidade jurídica, devolver a autonomia de contratação de equipes para a escola. “Existe uma Lei municipalizando a escola, temos que ver a legalidade de revogar essa Lei e fazer um convênio para atender financeiramente a escola”, explicou o prefeito.

Pátio estuda como uma das saídas também trabalhar um convênio aos moldes do que atender o Padre Lothar nos projetos de creches, mas deixou claro que vai trabalhar sob consulta da procuradoria e do jurídico da Secretaria de Educação. “Não podemos atropelar a Lei de forma alguma”, disse.

1 COMENTÁRIO

  1. Tive o privilégio de estudar na escola são domingo Sávio e de ser uma das internas . Em toda minha vida até concluir o segundo grau . Não tive nenhuma dificuldade graças a qualidade que recebi nos anos que fui aluna dá escola são domingo Sávio . Escola em que alunos se levanta antes do professor entrar, se tem um encino comparado as melhores escolas do país onde a média era superior , e tinha disciplina. Agora vejo o prefeito falar que não se pode pular uma lei .Lei estas que está cada vez mais degradando o ensino público no nosso estado ,lei está que não respeita regras , quantas escolas tem greves alunos perdem 5 a 6 meses de aula aí se empurra pra que eles conclua o ano sem ter aprendido nada . Está é a lei ? . Compreender que tirar daquela população está qualidade de ensino, Privalos do único motivo de orgulho que aquela comunidade tão sofrida sempre teve . A lei deve ser abrandada por tudo que foi feito por nós, por estas pessoas que vinheram dá Itália abdicaram de suas vidas ,para nos dar qualidade de vida. só conseguimos isto através do estudo . Fora os outros benéficios que foi feito por naboreiro quantas casas foram feitas e entregues pra moradores . Onde uma prefeitura nunca foi se quer olhar . Quantas meninas e meninos saíram das ruas e hoje tornaram pessoas de bem ,alguns hoje são professores renomados ,tudo graças a está qualidade que foi doada a nós ….. Estas é apenas uma demonstração do quanto devemos a estes italianos a está escola , quem dera se todas as escolas do mato grosso tivessem sobre domínio deles …. São domingo Sávio !! espero que vcs se salve das mãos destes governantes que apenas querem destruir o que com muito suor e doação vcs conquistaram . Prefeito deixa quem trabalha trabalhar e vai cuidar pra que outras escolas tenha o mesmo nível . …

DEIXE SEU COMENTÁRIO

SHARE
Previous article4-2-3-1 deve ser mantido? Veja o que Dudu e elenco do Palmeiras pensam
Next article Delegacias da Polícia Civil da capital recebem novos titulares