Vereador Thiago Silva cobra aplicação do Orçamento Participativo
Fullbanner1

Fullbanner2


Vereador Thiago Silva cobra aplicação do Orçamento Participativo

Fonte: Assessoria
SHARE

O vereador Thiago Silva usou a tribuna da Câmara Municipal na quarta-feira (23) para cobrar do executivo a aplicação da Lei 9.120/2017 de sua autoria que dispõe sobre o Orçamento Participativo.

A lei é um mecanismo governamental de democracia participativa, onde a população pode influenciar ou decidir sobre a destinação dos gastos públicos por meio de assembleias dando a comunidade o direito de escolha na destinação dos recursos, obras etc.

Thiago Silva destacou a importância da aplicação da lei. “O orçamento participativo é um processo fundamental para o fortalecimento da nossa comunidade, que conquistam o poder de decisão na aplicação dos recursos . Queremos que os líderes comunitários e a sociedade organizada não sejam apenas meros coadjuvantes de audiências públicas, mas que possam, através do orçamento participativo, decidir e garantir prioridades de infraestrutura para melhoraria na qualidade de vida e na realidade da sua comunidade”, explica o parlamentar.

O parlamentar citou ainda a força da população através da lei. “A população não só participa da destinação dos recursos como tem o poder também de fiscalizar se as emendas e os recursos estão indo para a destinação correta e escolhida nas assembleias. Infelizmente nos últimos anos muitas sugestões das lideranças comunitárias que são convertidas em emendas no orçamento do município pela Câmara Municipal não estão sendo executadas durante o exercício financeiro, com a aplicação do orçamento participativo a cidade será dividida por microrregiões, onde a população de cada  bairro deverá definir as prioridades que serão inseridas no orçamento da Prefeitura Municipal.

Montreal