Vereador comemora desativação de ecopontos e avanço em praça
Adventista

Fullbanner1


Vereador comemora desativação de ecopontos e avanço em praça

Fonte: Da Redação NMT
SHARE
Ecoponto do Jardim Europa e do Sagrada Família foram desativados nos últimos dias. Foto - Assessoria

Articulador do fim de dois ecopontos recém-desativados em Rondonópolis, um na região do Sagrada Família e outro no Jardim Europa, o vereador de Rondonópolis, Silvio Negri (PCdoB), confirmou que já nesta semana serão finalizados trâmites burocráticos para o avanço do processo licitatório para contratação de uma empresa para a construção de uma praça com área de lazer completa na segunda região citada. Negri explica que ambos os espaços, sobretudo por serem utilizados de maneira errônea por parte da população, já não tinham mais condições de estarem onde estavam em virtude das novas características da localidade onde foram instalados.

“Desde que assumimos como vereador, há dois anos, essa é uma luta nossa (o fim dos ecopontos). No Jardim Europa, o ecoponto era na entrada do bairro, consecutivamente a única área verde que a comunidade possui. No Sagrada Família então está no meio do bairro, onde caberia uma praça que traria muito mais benefícios. Quando foram instalados, até eram viáveis, mas com o crescimento da cidade os tornaram verdadeiros entraves à qualidade de vida das pessoas. A Prefeitura está com plano de instalação de quatro novos ecopontos, seguindo modelos do interior de São Paulo, que verdadeiramente terão função de ecopontos,  na prática”, ressaltou.

O vereador já adiantou onde serão as novas estruturas, escolhidas pelo Município, e deu detalhes do que deve substituir imediatamente o ecoponto desativado do Jardim Europa. “Os quatro novos vão estar localizados no Distrito Industrial, no micro-distrito da Vila operária, no bairro Dom Osório e um no antigo clube ipê. As pessoas que necessitarem de despejar detritos já a partir de agora já podem fazê-lo no antigo clube Ipê. Quanto aos espaços desativados, não queríamos só a desativação, mas a construção da  praça do Jardim Europa. Já temos o projeto arquitetônico pronto, o orçamento fica pronto essa semana e o prefeito já autorizou a licitação. Essa praça vai contar com estrutura completa como campo society, vestiário, playground, academia popular, pista de caminhada,  estacionamento e tudo feito junto com a associação de moradores. O bairro não possui uma área de lazer e essa será uma grande conquista”, adiantou o parlamentar.

A curto prazo, porém, uma terraplanagem já está sendo feita no local com o posterior plantio de grama, que pode até mesmo ser aproveitada na futura praça.  Negri ainda ressaltou que um dos principais objetivos, seu e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, é que os novos ecopontos surjam e sejam entendidos pela população como um local de destinação auxiliar de detritos de uma determinada classificação de inservíveis, como é o exemplo de galhos, outras sobras de jardinagem e de construções civis, por exemplo, e não um depósito para qualquer tipo de material. “Não podemos ver estas estruturas como lixões”, disse.