Várzea Grande realiza primeira etapa de Conferência da Saúde da Mulher
Supermoveis

show


Várzea Grande realiza primeira etapa de Conferência da Saúde da Mulher

A etapa municipal terá por objetivo analisar as prioridades constantes no documento orientador, elaborar propostas para o Município, Estado e União e encaminhar à Comissão Organizadora Estadual o relatório final

Fonte:
SHARE

Foi publicado em Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso (AMM) decreto de convocação para a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que será realizada na próxima quinta-feira (27) no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Bloco D, auditório 5, a partir das 7h30. No evento, serão ministradas palestras e orientações ao público e também apresentados dados e indicadores sobre os serviços e atendimentos realizados pelo Programa de Saúde da Mulher no Município.

A Conferência é uma realização da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande. O tema central do evento, que orientará as discussões entre os participantes será: “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”. Esse tema será abordado como eixo principal e haverá dois sub-temas sobre o mesmo assunto. Em um deles será debatido o mundo do trabalho, vulnerabilidade, acesso com qualidade e suas consequências na vida e saúde das mulheres. No outro, serão debatidas políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Na Conferência Municipal de Saúde das Mulheres terão 60 delegados sendo 30 do segmento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 15 representantes da gestão municipal de saúde (governo) e outros 15 são trabalhadores da saúde. No encontro, será eleita de forma paritária as delegadas e delegados que participarão da conferência estadual prevista para ser realizada em maio.

Conforme explica o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geovane Renfro da Silva, a etapa municipal terá por objetivo analisar as prioridades constantes no documento orientador, elaborar propostas para o Município, Estado e União e encaminhar à Comissão Organizadora Estadual o relatório final que será apresentado já contendo o quantitativo de participantes de todas as atividades referentes à etapa municipal.

“O Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande sempre esteve atento às questões da saúde da Mulher. Em 2011 realizamos dentro da conferência, um seminário paralelo sobre políticas públicas de saúde das mulheres, sendo que o assunto foi tratado de forma antecipada. Nesse seminário foram elaboradas 55 propostas e um dos objetivos agora é mostrar esse avanço e somado à sensibilidade da prefeita Lucimar de apoiar a realização dessa conferência para que possamos avaliar a real situação das ações voltadas a essa área para melhorar e promover a qualidade de vida e a saúde das mulheres de Várzea Grande”, destaca Geovane Renfro.

Franz Cleyton, é o responsável técnico do Programa Saúde da Mulher em Várzea Grande e pontua que atualmente os serviços de saúde voltados para as mulheres são oferecidos em todas as unidades de saúde da Atenção Básica e Atenção Secundária. Ele cita como exemplos a realização de exames preventivos, consultas de pré-natal, coleta de CCO, solicitação de mamografia para prevenção ao câncer de mama. “Também temos ações de Educação em Saúde que são realizadas nas unidades, imunização de gestantes, acompanhamento de mulheres que possuem hipertensão e diabetes, realização de exames laboratoriais. Todos esses serviços são de livre demanda, basta que as mulheres procurem as unidades de saúde e façam o agendamento”, explica o responsável técnico.

A Conferência será presidida pelo secretário Municipal de Saúde, Diógenes Marcondes com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, sob coordenação da  conselheira Municipal de Saúde, Professora Georgina Defensora da Silva, representante da Associação Estadual dos Usuários do Transporte Coletivo.