Várzea Grande estabelece parceria com associação de moradores para empoderamento familiar
Supermoveis



Várzea Grande estabelece parceria com associação de moradores para empoderamento familiar

Fonte: Da redação
SHARE

A Prefeitura de Várzea Grande firmou parceria com a União de Moradores do Cristo Rei (Unamcrei), em busca do fortalecimento de políticas públicas de fomento a qualificação profissional para famílias da região.

No ato a prefeita Lucimar Sacre de Campos assinou o termo de parceria, na Subprefeitura do bairro Cristo Rei. A solenidade contou com a participação de presidentes de 67 bairros da região representando 100 mil moradores, secretários municipais e o vice-prefeito, José Hazama.

A parceria visa à destinação de espaço para promoção da assistência social e comunitária, além do empoderamento familiar.

A iniciativa, promovida conjuntamente entre a secretaria de Assistência Social e Subprefeitura desenvolverá no local os projetos sociais como o Amigas Empreendedoras, Juventude Ativa, Laços Maternos, Pão e Leite é Vida e curso de panificação.

Com a execução dos projetos, estará se oportunizando as famílias, crianças e adolescentes, gestantes e comunidade em geral qualificação profissional nas mais diversas modalidades e abrindo perspectivas para que todos tenham uma profissão ou mesmo auxiliem na composição da renda familiar em momento de dificuldade econômica.

Para a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, o convênio com Unamcrei vem ampliar as opções oferecidas pela Rede Socioassistencial mantida pela Prefeitura de Várzea Grande. “A parceria é importante, pois oferecerá mais opções de qualificação à população do Grande Cristo Rei, que já usufrui de várias oficinas executadas pela Assistência Social, que só neste ano está atendendo cerca de 5 mil pessoas, em 14 oficinas profissionalizantes. Além das turmas de panificação, em breve, teremos outros cursos demandados pela comunidade”, disse.

“Nosso compromisso é de aumentar ainda mais o investimento em qualificação profissional. Hoje estamos investindo e pretendemos investir ainda mais recursos na área do empreendedorismo. Esse é um investimento que traz lucro pessoal, desenvolvimento social e econômico e prosperidade para toda sociedade”, pontuou a prefeita.

Para o presidente da Unamcrei, Lázaro Nóbrega da Silva a parceria com a Prefeitura é muito importante, pois dá condições as pessoas suas comunidades a aprenderem uma profissão, e assim melhorar a renda familiar, além de proporcionar integração entre os bairros. “Agradecemos a prefeita pelo incentivo e sensibilidade no tocante à parceria para realização de cursos, que ajudam aos moradores mais carentes, além de proporcionar um local próprio para a realização das atividades comunitárias”, declarou.

Nos cursos em que o número de vagas for inferior ao número de candidatos, serão utilizados critérios socioeconômicos para a definição dos selecionados. Neste caso, terão prioridade na realização dos cursos os candidatos com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e que possuam renda mais baixa.

O vice-prefeito, José Hazama assinalou que a relação poder público população deve ser assim, com independência, ou seja, proporcionar a todos a possibilidade de melhorar sua renda, aprendendo e interagindo. “A interação ensina as pessoas a buscarem soluções para seus problemas e o poder público funciona como indutor em todo este processo”, assinalou o vice-prefeito de Várzea Grande.