Várzea Grande amplia acessibilidade e navegação com novo site oficial
Adventista



Várzea Grande amplia acessibilidade e navegação com novo site oficial

Fonte: Da redação
SHARE

A prefeitura de Várzea Grande amplia a acessibilidade e a navegação via web com a reformulação do site institucional, que entra no ar, com novo layout e que faz parte das comemorações pelos 151 anos de Fundação da cidade, no próximo dia 15.

Além do novo layout e de aumentar o nível de transparência na prestação de contas e na maneira de trazer informações acerca da atual gestão, o que é exigido pela Lei de Transparência, o grande ganho trazido pela nova versão é o que se chama de “responsividade”. O termo indica que o site se tornou mais acessível e de fácil navegação nos diferentes tamanhos de tela (tables, celulares e computadores de mesa), por exemplo. Essa melhor definição de imagem e do conteúdo atende às mais diversas maneiras de conexão dos internautas, que independentemente do local e da ferramenta utilizada para navegação, poderão acessar ao site institucional do Município, especial àqueles que estiverem buscando serviços, como impressão de documento de arrecadação (DAM), segunda via do IPTU, boletos de Alvará, nota fiscal eletrônica, emissão de certidões, entre outras demandas, que facilitam o dia a dia das pessoas, desobrigando o comparecimento à sede da Prefeitura para ter acesso a documentos e boletos.

Como explica o secretário municipal de Comunicação, Marcos Lemos, desde que a prefeita Lucimar Sacre de Campos assumiu a gestão do Município, em maio de 2015, o site institucional passa pela sua segunda mudança, tanto no visual (layout) quanto nas funcionalidades. “Nosso objetivo, além de prestar contas das ações empreendidas pelo Município, é tornar a divulgação dessas ações fácil, simples e interativa, seja com a população como à imprensa e principalmente, aos órgãos de controle”.

Ainda como destaca o secretário, o conteúdo publicado pelo Portal tem sido constantemente fonte de pesquisa pelos internautas, que já têm o site como referencia quando o assunto é Várzea Grande. “Matérias de utilidade pública e de grande interesse coletivo, como as recentes informações relativas ao concurso público, chegaram a ter mais de 9 mil acessos/dia. Esse feedback que temos nos mostra como nosso Portal passou a ser uma fonte confiável de informações”.

Em abril, por exemplo, o site institucional teve uma média de 40 mil usuários, totalizando cerca de 200 mil visualizações. Ainda conforme o secretário de Comunicação, diariamente são cerca de 3 mil usuários acessando o site, número que se multiplica em visualizações, “pois um mesmo usuário pode clicar nas mais diversas ferramentas que o site dispõe”.

O desenvolvedor dessa nossa versão, Rodrigo Severo, explica, de forma técnica, que a principal diferença, além do novo layout, são as tecnologias aplicadas no desenvolvimento do novo Portal, a utilização de frameworks modernos de desenvolvimento web se destaca e proporciona mais segurança e estabilidade, qualidades imprescindíveis hoje em dia. “Um framework é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica. Um framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação”, explicou.

Entre as diferenças que serão notadas pelo usuário é a melhor distribuição das matérias, com uma vitrine com quatro textos diferentes e com fotos em maior resolução para downloads. Foi criado um espaço para fotos-legendas e ainda um canal em que a população pode solicitar o envio de informações da prefeitura diretamente no celular.  “Criamos uma nova ferramenta de gerenciamento das publicações, do banco de imagens e documentos que ficam disponíveis no Portal, que faz parte do objetivo de padronizar as metodologias de desenvolvimento das aplicações web da prefeitura buscando qualidade e segurança”, pontuou Severo.