Universidades do Centro-Oeste discutem currículo na Educação Superior


Universidades do Centro-Oeste discutem currículo na Educação Superior

0
Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
COMPARTILHE

Mais de 90 profissionais que atuam em instituições de Ensino Superior da região Centro-Oeste estão reunidos, em Cuiabá para elaborar diretrizes para o desenvolvimento da educação superior do país. O Fórum Regional de Pró-reitores de Graduação (ForGrad) ocorre entre os dias 29 e 30 de junho, no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá.

O tema central que norteia as discussões, nesses dois dias, é currículo no Ensino Superior, e os seus principais desafios, dentre os quais, a sua flexibilização, extensão, educação a distância e processo de internacionalização.

No momento em que o Fórum de Pró-reitores de Graduação completa 30 anos de atuação, o presidente nacional, professor Cleverson Pereira de Almeida (Mackenzie-SP), reforçou a importância das universidades contribuírem na discussão de políticas para o setor.

“É muito rica a troca de experiências com instituições de diferentes regiões do país, que guardam similaridades assim como particularidades. Entendo que o documento que vai sair daqui deve ter dois eixos: um eixo mais geral que embasará futuros documentos nacionais, mas também um viés que diga respeito aos contextos da região Centro-Oeste”.

O evento deve se encerrar com a redação conjunta de um documento chamado Carta de Cuiabá, a ser encaminhado para as autoridades competentes. “A Unemat está engajada nas discussões nacionais que estão permeando os conceitos de currículo, extensão e interdisciplinaridade, o que vai contribuir para pensar como a gente deve se reorganizar internamente”, afirmou a reitora Ana Di Renzo.

A pró-reitora de Graduação da Unemat, Vera Maquêa, reforçou a importância das instituições pensarem conjuntamente e proporem novos caminhos para a Educação Superior. “É fundamental essa atuação em rede para o fortalecimento do setor”, disse à mesa de abertura do evento.

Realização

O Forgrad Centro-Oeste é organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT).