Unemat vai ofertar mestrado profissionalizante em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
Supermoveis


Macropel

Unemat vai ofertar mestrado profissionalizante em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Fonte: NMT com Assessoria
SHARE

A Universidade do Estado de Mato Grosso foi uma das oito Instituições de Ensino Superior público do Brasil a ser selecionada para integrar o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (ProfÁgua). O resultado final da proposta foi conhecido no final de Outubro. O novo curso de mestrado está sob a coordenação do professor Rodrigo Bruno Zanin.

Atualmente, o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, que tem conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conta com seis universidades associadas (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Universidade Estadual do Amazonas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A coordenação do programa é da Unesp. A partir do edital de expansão da Rede Nacional, foram abertas oito vagas, sendo duas para a região norte, duas para a região Nordeste, duas para a região Centro-Oeste, uma para o Sudeste e uma para o Sul.

A nota final da Unemat no edital, 7,9 pontos, a deixou em terceiro lugar entre todos os concorrentes e em primeiro lugar na região Centro-Oeste, ficando à frente da Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal de Mato Grosso, e empatada com a Universidade Federal de Rondônia (Unir). Em Nível Nacional ficou atrás somente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade Federal de Campina Grande.

O mestrado profissional tem duas áreas de concentração: Instrumentos da política de recursos hídricos, com as linhas de pesquisa: Ferramentas aplicadas aos instrumentos de gestão de recursos hídricos, e Metodologias para implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos. A outra área de concentração: Regulação e governança de recursos hídricos tem as seguintes linhas de pesquisa: Planejamento e gestão de recursos hídricos, e Segurança Hídrica e usos múltiplos da água.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat e também coordenador do ProfÁgua, professor Rodrigo Zanin, afirma que com o mais esse mestrado profissional a Unemat vem se consolidando em pesquisa e contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso e do país de forma sustentável. “Estamos caminhando para tornar Mato Grosso e a Unemat em referência de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento”. 

Montreal