TRT de Mato Grosso sedia encontro com ouvidores dos TRTs de todo...
Fullbanner1


Macropel

TRT de Mato Grosso sedia encontro com ouvidores dos TRTs de todo o país

Fonte: Assessoria
SHARE

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) sedia nesta terça e quarta-feira (5 e 6) o 15º encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv). O evento, que ocorre pela primeira em Cuiabá, vai debate políticas e ações voltadas à valorização e melhoria dos serviços de ouvidoria dos TRTs do país.

Um dos assuntos a ser discutido é a Lei 13.460/2017, que entra em vigor em junho do ano que vem e trata da participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos. Entre outras coisas, a norma disciplina prazos e condições para abertura de processo administrativo de apuração de danos causados por agentes públicos.

Além dos debates sobre a nova legislação, estão previstas ainda palestras e oficinas com os participantes sobre temas ligados à ouvidoria.

O 15º encontro reúne os desembargadores ouvidores dos TRTs, bem como os coordenadores das unidades.

Coleouv

Criado em 2012, o Colégio de Ouvidores é um espaço permanente para troca de experiência e capacitação. A formação da entidade ocorreu no contexto da valorização e importância das ouvidorias na Justiça do Trabalho como canal para a população expressar suas críticas, elogios e sugestões de melhorias na prestação dos serviços públicos.

Programação

A abertura do evento será feita pela atual presidente do Colégio, desembargadora do TRT de Mato Grosso Eliney Veloso, às 09h desta terça-feira (05). Logo após, às 09h30, ocorre a primeira palestra com a jornalista Luzimar Collares sobre “O uso da Lei da Transparência Pública como fonte pela imprensa”.

Ainda pela manhã o tema “Comunicação Social e Ouvidoria: elo estratégico – o que existe e o que pode ser implementado”, será apresentado pelo presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, Edney José Pereira.

No período da tarde, às 14h, a psicóloga Luciana Hamaoui irá ministrar sobre “Como Evitar o Esgotamento Profissional”, e a palestra “A Arte de Bem Atender: Uma Abordagem Centrada na Pessoa” será apresentada pela médica Kátia Veloso e pela especialista em abordagem humanística, Gercimeire Moreira. Ainda será apresentado o painel sobre “Boas Práticas em Ouvidoria” pelas ouvidorias inscritas.

Na quarta-feira (06) o evento terá início às 08h com a oficina “Inteligência Emocional e Neolinguística (PNL) com o médico Jairo Mancilha. Pela tarde, a presidente da entidade irá apresentar os trabalhos do comitê de estudos da Lei 13.460/2017.

Eleição

A programação prevê, ainda, a eleição e posse da próxima diretoria do Coleouv. Serão escolhidos o presidente, vice-presidente e secretário.

Atualmente a gestão é composta pela desembargadora Eliney Veloso (TRT/MT), presidente do Colégio, e pelos desembargadores Plauto Carneiro Porto (TRT/CE) e Iris Lima de Moraes (TRT/RS), vice-presidente e secretária, respectivamente.

Montreal