TMG firma parceria para desenvolver soja tolerante a fatores de estresse
Fullbanner1


Macropel

TMG firma parceria para desenvolver soja tolerante a fatores de estresse

Fonte:
SHARE

Variedades que carregam a característica têm como principais objetivos o aumento da produtividade e rentabilidade do produtor

A Tropical Melhoramento & Genética – TMG, em parceria com a Verdeca LLC, joint venture das empresas Bioceres S.A. e Arcadia Biosciences, iniciou o desenvolvimento de novas variedades de soja com o gene HB4®, que confere à planta tolerância a estresses abióticos, principalmente seca. O trait, desenvolvido pela Verdeca, permite que as plantas se adaptem às adversidades das condições de estresses ambientais, mantendo níveis elevados de produtividade.

O trait de tolerância a estresse HB4® já teve sua performance validada por oito anos de testes de campo, incluindo ensaios em diversos locais da Argentina e dos Estados Unidos, e mais dois anos de ensaios para regulamentação. Os resultados destes estudos demonstraram que o HB4® possibilita um aumento de produtividade em até 14%, sob diversas condições de estresse normalmente encontradas em áreas de produção de soja, incluindo a seca.

Em abril deste ano, a Verdeca anunciou que autoridades argentinas haviam concedido a aprovação regulatória, esta foi a primeira aprovação para o HB4® e também a primeira aprovação no mundo de um trait regulado que confere tolerância a estresse abiótico na soja. Esta soja tolerante à seca está atualmente na Fase 4 de desenvolvimento, considerando que foram realizados avanços nos testes de campo e no processo inicial de aprovação do trait.

Para Francisco Soares Neto, diretor presidente da TMG, a parceria é um importante passo, pois a Verdeca é uma organização reconhecidamente inovadora e seu trabalho é complementar ao da TMG. “A união das duas empresas trará resultados significativos para a agricultura”, ressalta. O presidente destaca ainda que o desenvolvimento das variedades com o HB4® é uma alternativa que vai muito além das soluções oferecidas no mercado atualmente. “O gene promete trazer melhor estabilidade à cultura em áreas que apresentam problemas de estresse hídrico.”

Eric Rey, presidente e CEO da Arcadia Biosciences, descreve que a parceria é um complemento entre as tecnologias de traits e expertise em regulamentação da Verdeca, com o renomado banco de germoplasma e participação significativa no mercado de sementes da TMG. “Nossos esforços combinados têm como objetivo criar alto valor tanto para os produtores de soja, quanto para os mercados consumidores, através do aumento sustentável da produtividade da cultura proteica mais importante do mundo.”

Empresas

A TMG é uma empresa brasileira de melhoramento genético de soja e algodão com sede em Cambé (PR) e filial em Mato Grosso. É focada em desenvolver cultivares produtivas, dotadas de tecnologias que facilitam o dia a dia no campo, proporcionando maior segurança e rentabilidade ao produtor rural. É líder de mercado no cerrado brasileiro, possui estrutura de ponta, referência no Brasil, que acelera o processo de desenvolvimento de novas cultivares.

A Arcadia Biosciences possui sede em Davis, Califórnia e desenvolve produtos agrícolas que buscam a agregação e geração de valor para os agricultores, beneficiando o meio ambiente e melhorando a saúde humana.

A Bioceres é uma empresa de biotecnologia agrícola que utiliza múltiplas plataformas de tecnologia para desenvolver e comercializar produtos que melhoram a produtividade das culturas e, que consequentemente, expandam a capacidade atual de geração de alimentos. A empresa é propriedade de mais de 250 produtores, dentre alguns dos maiores produtores de grãos da América do Sul.

A Verdeca, com sede nos EUA, foi criada através de uma joint venture entre a Bioceres e a Arcadia Biosciences e tem como atividade principal desenvolver variedades de soja com traits de desempenho agronômico de última geração e também atuar no processo de regulamentação dessas tecnologias.

Montreal