Thiago Silva conversa com novo reitor da Unemat, pede expansão de novos...
Adventista



Thiago Silva conversa com novo reitor da Unemat, pede expansão de novos cursos e construção de sede em Rondonópolis

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Assessoria.

O vereador e deputado estadual eleito Thiago Silva – MDB esteve em Cuiabá, na segunda-feira (22) reunido com o novo reitor da Unemat Rodrigo Bruno Zanin, eleito para gestão 2019-2022.

Parlamentar e gestor iniciaram o diálogo, debatendo a saúde financeira da instituição. As finanças da Unemat estão no vermelho por falta de comprometimento do atual governo. “O governo Taques não está cumprindo o que está estabelecido na Emenda Constitucional 66, que destina 2,5 % da receita corrente líquida do orçamento do Estado para Unemat. Sem esse recurso integral a universidade acabou com dificuldades para melhorar os campus já existente e expandir novos cursos. Esse repasse precisa ser normalizado e vou cobrar insistentemente do Estado”, garante Thiago.

Outro assunto destacado na reunião foram as demandas de novos campus e expansão de cursos para cidades próximas a Rondonópolis. “Foi uma conversa muito boa. O professor Rodrigo demonstrou muita disposição com relação a implantação de cursos pontuais nas cidades de Pedra Preta, Guiratinga, Poxoréu e baixada cuiabana. São regiões com grande demanda de alunos e que precisam de acesso à Universidade. Relatei ao novo reitor o quanto essa ação fará diferença nestes municípios. A intenção é inciar o processo assim que ele for empossado”,garante.

Thiago Silva ainda pontuou para o futuro mandatário da Unemat que a instituição em Rondonópolis precisa com urgência da construção de uma sede própria. A universidade funciona provisoriamente na Escola Estela Maris Valeriano da Silva, residencial Edelmina Querubim. Os alunos estudam num local sem estrutura adequada para educação superior. “É preciso oferecer estrutura para servidores, professores e alunos. Chegou o momento de construir um prédio com acomodações adequadas para a prática do ensino e com capacidade de expansão para atender a demanda de novos cursos. Com a nova sede de Unemat Rondonópolis será referência também na educação do ensino superior. Parte desse recurso será viabilizado com emendas estaduais e federais”, conta Silva.

O projeto de doação do terreno para a construção da Unemat foi aprovado pela Câmara Municipal, com participação direta de Thiago Silva. A área reservada para a Universidade fica na região Salmém , trecho do antigo aeroporto e mede quase 8.000 m².