Termina nesta sexta-feira (10) prazo para comunicar a imunização do rebanho ao...
Supermoveis


Macropel

Termina nesta sexta-feira (10) prazo para comunicar a imunização do rebanho ao Indea

Fonte:
SHARE

Assessoria/Indea-MT

Termina nesta sexta-feira (10.07) o prazo para informar a imunização do rebanho contra brucelose para o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). No ato, é necessário apresentar o atestado de vacinação. A primeira etapa da campanha de vacinação ocorreu de 1° de janeiro a 30 de junho. A vacinação é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas, de três a oito meses de idade.

O produtor que deixou de imunizar as fêmeas com idade de vacinação dentro da etapa, só poderá vacinar as bezerras mediante autorização do Indea. A multa é de 2,25 UPF (Unidade Padrão Fiscal) por animal não vacinado dentro do período da campanha. O valor da UPF pode ser consultado na página da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Além da multa, o produtor fica com seu cadastro suspenso no Indea por um prazo mínimo de 30 dias, sem poder emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para qualquer finalidade.

A segunda etapa de vacinação vai de 1º de julho a 31 de dezembro. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cara, exemplo V5. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. A aplicação da vacina deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.

Em Mato Grosso, o índice de animais vacinados dentro do período da campanha, tem se mantido acima de 80% desde 2006, e vem aumentando gradativamente a cada etapa.

Montreal