Tecnologia de Fumacê reforça ações de combate às ligações irregulares na rede...
Fullbanner1



Tecnologia de Fumacê reforça ações de combate às ligações irregulares na rede de esgoto em Primavera do Leste

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Divulgação.

Monitorando continuamente a operação dos sistemas de esgoto, a Águas de Primavera desenvolve no município o trabalho de vistoria para identificar o lançamento de água proveniente das chuvas na rede coletora de esgoto, por meio da tecnologia de Fumacê. Nos últimos meses já foram localizadas mais de 50 ligações irregulares em vários pontos da cidade. Esta é uma iniciativa realizada periodicamente na cidade, para garantir o bom funcionamento do sistema.

A ação é realizada com um equipamento que produz uma fumaça não tóxica colocada em um poço de visita (PV) – local de acesso às tubulações da rede de esgoto – e, percorre o caminho inverso ao do esgoto, mostrando os pontos onde acontecem lançamentos indevidos. Ao identificar a ligação direta na rede de esgoto, a equipe da concessionária notifica o proprietário do imóvel, que assina um termo de ocorrência de irregularidade. As residências que tem lançado a água das calhas na rede de esgoto estão sendo orientadas para utilizar a drenagem.

Segundo o coordenador da Águas de Primavera, Fernando Lima, o lançamento irregular de água das chuvas e resíduos sólidos na rede podem ocasionar o entupimento das tubulações. “O despejo indevido sobrecarrega as tubulações, provoca extravasamentos e pode causar sérios problemas, como danos na rede coletora e o retorno do esgoto. Por isso, a concessionária conta com o apoio da população para que a rede funcione com eficiência”, ressaltou.

É importante que a população entre em contato com a Águas de Primavera, imediatamente, sempre que identificar alguma irregularidade no sistema de esgotamento sanitário. A concessionária fica à disposição de todos na Central de Atendimento ao Usuário, na Rua Londrina, nº 249 e no 0800 647 6060 para ligações de telefones fixos e pelo 4020 1038 para ligações de celulares.