Teatro de bonecos leva educação ambiental para alunos de escola municipal em...
Supermoveis


Macropel

Teatro de bonecos leva educação ambiental para alunos de escola municipal em Porto Esperidião

Fonte: Nascentes do Xingu
SHARE
Escola participa do Programa Saúde Nota 10. Foto: Assessoria.

Os alunos da Escola Municipal Maria Gregória Ortiz Cardoso participaram de uma divertida aula de educação ambiental levada pela Águas de Porto Esperidião, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, nesta última segunda-feira (27). Com o encerramento do Programa Saúde Nota 10, os estudantes e professores assistiram ao espetáculo infantil “Cristalino e sua Turma”, que apresentou o tema meio ambiente e saneamento de forma lúdica.

A peça teatral, encenada pelo grupo de Teatro Faces, tem o intuito de despertar por meio do teatro de bonecos o interesse das crianças para a importância de cuidar do ambiente em que vivem. Durante a apresentação, os estudantes participaram de uma viagem pelo mundo encanado e, com a ajuda do personagem Cristalino – super-herói do consumo consciente – aprenderam sobre atitudes sustentáveis que garantem a preservação ambiental.

No Programa Saúde Nota 10 a escola recebeu palestras da concessionária no mês de outubro, com o objetivo de promover conscientização sobre a importância da água e do esgoto tratados para a saúde e meio ambiente. Os estudantes também receberam materiais educativos e participaram de concursos de desenho, frase e redação sobre o tema “Água e esgoto tratados: saúde para todos”. Os autores dos melhores trabalhos foram escolhidos e os vencedores receberam os prêmios durante a finalização da atividade socioambiental.

Segundo o coordenador pedagógico da instituição, Rosendo Martins Teixeira Neto, é fundamental o trabalho de conscientização ambiental realizado pela concessionária na escola. “O programa desenvolvido com os alunos foi muito importante e proveitoso. Precisamos incentivar essa consciência sobre o meio ambiente, projetos que trazem este tema ajudam a integrar os estudantes e a comunidade”. Ele ainda ressaltou que o espetáculo conseguiu envolver o público de forma dinâmica e divertida. “As crianças ficaram apaixonadas com o teatro, o modo como foi contextualizado contribuiu para fixar informações valiosas sobre a preservação ambiental. Agradeço a parceria e estamos de portas abertas para novas ações”.

Os professores também tiveram a oportunidade de participar de outra ação socioambiental da Águas de Porto Esperidião. Com o programa Sanear é Viver, os docentes foram convidados a promover planos de aula sobre o tema saneamento básico. O melhor trabalho, com aplicabilidade em sala de aula, recebeu uma premiação.

Para mais informações sobre as ações e projetos sociais desenvolvidos pela Águas de Porto Esperidião, acesse www.aguasdeportoesperidiao.com.br.

Montreal