Taques diz a líderes árabes em Abu Dabi que Mato Grosso tem...
Fullbanner1

Fullbanner2


Taques diz a líderes árabes em Abu Dabi que Mato Grosso tem potencial para ampliar exportações

Fonte:
SHARE
Foto: Assessoria

O governador Pedro Taques discursou, há pouco, em Abu Dabi, na abertura do Fórum Global para Inovações na Agricultura. Ele foi o único governador brasileiro a falar para lideranças de indústrias de alimentos árabes e dirigentes de entidades, além de representantes do governo. Taques mencionou a força de Mato Grosso como grande produtor de soja, carne, milho, algodão, madeira e demais produtos buscando ‘abrir mais mercados’ para os produtos estaduais.

A intenção é ampliar as vendas ao Oriente Médio, que cresceram 24% ano passado. “Entre janeiro e novembro de 2015, os valores das exportações de Mato Grosso aos Emirados Árabes cresceram em 140% em comparação com o mesmo período de 2014. Entre os itens estavam feijão, algodão em caroço e carne”, detalhou o governador.

Ele também expôs aos árabes a qualidade do que é produzido em Mato Grosso e os esforços do seu governo para conter o desmatamento e implantar o plano de desmate ilegal zero em 20 anos, compromisso firmado na conferência mundial do clima, em Paris, há poucos meses.

Mato grosso 9,5 milhões de hectares de agricultura, 25 milhões de hectares de pastagem e 56 milhões de áreas preservadas.

Há poucos dias, a Arábia Saudita retomou a compra de carne do Brasil, que estava suspensa desde 2012. Foram habilitados 49 frigoríficos – 6 deles estão no Mato Grosso. Os primeiros embarques devem ser realizados ainda neste mês. O setor estima que as exportações do produto para aquele país alcancem US$ 42 milhões em 2016. O potencial para os próximos anos, de acordo com cálculos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, chega a US$ 74 milhões.

O presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso, Rui Prado, o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, o presidente da Assembleia, Guilherme Maluf, o deputado Dilmar Dal Bosco e secretários estaduais fazem parte da comitiva do governador.

Fonte: SóNoticias

Montreal