Sorriso participa de campanha para doação de medula óssea
Supermoveis



Sorriso participa de campanha para doação de medula óssea

Fonte: Oab - MT
SHARE

    A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) de Sorriso participa da campanha para doação de medula óssea em busca de ajuda para Miguel Augusto, de 1 ano e meio de Primavera do Leste.

    Nascido em 2015, Miguel Augusto é filho único de Gustavo Alexandre Dressler e Juliane Angeluze Dressler. Após um hemograma de rotina que constatou que as plaquetas estavam abaixo do recomendado, foi confirmado que Miguel é portador de aplasia medular. Com isso, ele precisa tomar semanalmente doses de plaqueta.

    Posteriormente, Miguel foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba (PR) que é especializado em transplante de medula óssea. Até hoje é acompanhado pelos médicos e frequentemente internado para exames e procedimentos.

    Neste sentido, somente um transplante de medula traria esperança de cura para Miguel. A família reside atualmente em Tapurah (MT) porém por conta da doença precisam estar frequentemente em hospitais, entre Sinop, Sorriso, Lucas e Curitiba.

    Para se tornar doador de medula óssea basta se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em Mato Grosso apenas o Hemocentro em Cuiabá faz o procedimento.

    Doa-se 5 ml de sangue e desta amostra o perfil genético do tipo sanguíneo é disponibilizado no cadastro nacional e havendo compatibilidade, o doador será contatado para doação da medula óssea.

    O doador deve ter entre 18 e 55 anos, não ter nenhuma doença como AIDS, Hepatite, Chagas, Sífilis e/ou HTLV1/2.

    A doação não será feita especificamente para o Miguel Augusto, contudo, quanto mais pessoas se cadastrarem mais chances de encontrar um doador compatível.

    Conforme o Redome, na doação não aparentada, as chances do paciente encontrar doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.

    Endereço do Hemocentro em Cuiabá: Rua 13 de junho, 1055, Bairro Porto (Próximo ao Hospital Geral, ao lado da Igreja Internacional da Graça). Email: hemo@ses.mt.gov., telefone: (65) 3623-0044.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso