Soja: Mercado em baixa com clima melhor para os próximos dias
Supermoveis

Fullbanner2


Soja: Mercado em baixa com clima melhor para os próximos dias

Fonte: Por OTCex Group Genebra
SHARE

Os contratos futuros de soja na bolsa de Chicago operam em queda nesta segunda-feira (14/08). O vencimento novembro/17 opera com 6,25 centavos de baixa a US$ 938,75 centavos por bushel. A movimentação é relativamente aquecida com quase 20 mil contratos negociados até o momento em que escrevo esse relatório (05:30 da manhã, horário Brasília). 

Os mapas climáticos atualizados neste final de semana trouxeram um pouco mais de chuvas para a região Oeste do cinturão produtivo, para o período de 19 a 23 de agosto. Inclusive nesta madrugada estão caindo algumas chuvas, esparsas, sobre o leste das Dakotas e centro do Minnesota. Temperaturas previstas para serem normais na parte do Oeste do Corn Belt e um pouco acima do normal para Iowa e Illinois.

Depois da verdadeira reviravolta causada pelo USDA na quinta-feira passada, o mercado enveredou pela tendência de baixa. Os quase 120 milhões de toneladas esperados pelo Departamento de Agricultura pegaram o mercado de surpresa e agora o mercado vai digerindo os números. Analistas tentam encontrar nos números do relatório a justificativa para elevar tanto assim a produção, enquanto que as condições das lavouras (pelo menos até o período escolhido para fazer o levantamento) não eram tão boas assim. Há quem diga que o USDA pode reduzir a produção nos próximos relatórios, embora seja bem dificil que voltemos a 113 ou 112 milhões de toneladas, como era esperado por diversos operadores antes do relatório. A não ser que, de agora em diante, simplesmente pare de chover, e volte a fazer bastante calor. 

Graficamente, estamos em tendência de baixa. O contrato de novembro perdeu seu suporte da região dos US$ 955-960 na quinta, e em momento algum trabalhou sequer perto dele de novo na sexta, o que confirma a perda do suporte, e que agora passa a ser resistência para o caso do mercado voltar a subir no curto prazo. 

Dia 29/08 vou para o Brasil para férias e alguns cursos/palestras: Agenda confirmada até o momento: Dia 01/09, palestra na abertura da colheita da soja em Boa Vista/Roraima. Dia 04/09, curso de Proteção de Preço em Posse (GO), curso no RS ainda com local e data a confirmar na segunda quinzena de setembro. Curso em SP, ainda com local e data a confirmar para final de setembro.

Montreal