SOE promove curso de nivelamento operacional com 43 profissionais
Supermoveis

Fullbanner2

Triburbana

SOE promove curso de nivelamento operacional com 43 profissionais

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Integrantes do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE) estão participando de um curso de nivelamento de atividades operacionais e atualização em legislação. O objetivo é aprimorar as ações desenvolvidas pelo grupo. Quarenta e três agentes penitenciários lotados no SOE participam da qualificação, que envolve treinamento em orientação e sobrevivência em mata, escolta, tecnologia menos que letal, emboscada e contra-emboscada, armamento e tiro, intervenção, direitos humanos, Lei de Execuções Penais, Direito Penal e relações interpessoais.

O gerente do SOE, Anderson Santana da Costa, explica que entre as atividades de nivelamento estão as operações em altura, em virtude da necessidade de atuação em determinada ocorrência numa unidade prisional. “Num acontecimento, pode ser necessário fazer a entrada pela laje, então é adequado que a equipe tenha esse conhecimento para, em situações adversas, fazer o atendimento de forma técnica e precisa”.

O treinamento em altura foi realizado por profissionais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, em estruturas da Academia da Polícia Civil. Já as atividades de sobrevivência e orientação em mata foram realizadas na área de instrução do Exército, no Distrito do Coxipó do Ouro, também com orientação do Corpo de Bombeiros.

Outras atividades do curso de nivelamento, como armamento e tiro e intervenção foram realizadas na área de treinamento da Penitenciária Central do Estado. A qualificação é apoiada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), por meio da Escola Penitenciária, responsável pela supervisão do curso.

“As atividades realizadas pelo SOE englobam intervenções, uso de tecnologias menos que letais, orientação, sobrevivência, escolta, entre outros. Então, nós precisamos sempre aprimorar esses conhecimentos para que os resultados das nossas operações sejam os melhores possíveis”, observa Santana.

O SOE tem como missão atuar em situações de alto risco que, por sua natureza e peculiaridade, excedam a capacidade da ação operacional oferecida pelas diversas unidades prisionais de Mato Grosso. Entre elas, estão: executar as ações de intervenção em ambiente carcerário para conter rebeliões, motins, tentativas de fugas, incêndios e outras crises; proceder revistas específicas; atuar em situações que envolvam reféns, bem como em outras missões solicitadas.

Montreal