Sindicato Rural de Açucena investe na capacitação de tratoristas
Fullbanner1

Fullbanner2


Sindicato Rural de Açucena investe na capacitação de tratoristas

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Com o cenário de crise que atravessa o Brasil, ir em busca de qualificação profissional se torna um fator fundamental para se conquistar uma vaga no mercado de trabalho, seja na cidade ou no campo. Desta maneira, fazer cursos, mesmo para o profissional que está trabalhando, vira uma necessidade para a manutenção do emprego.

Em Açucena, no Vale do Rio Doce, propriedades rurais viraram sala de aula, onde produtores e trabalhadores rurais aprenderam de graça as técnicas de três diferentes cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, promovidos pelo Sindicato dos produtores Rurais de Açucena, em parceria com o SENAR Minas. Ao todo, 34 pessoas receberam capacitação e qualificação somente neste mês de julho.

“Atualmente está mais demorado achar uma vaga, não só por causa da crise, mas muitas vezes, porque falta candidato com o perfil exigido. É por isso que a gente investe na promoção de cursos aqui na zona rural, investindo na capacitação dos nossos produtores rurais, inclusive daqueles que já têm um ofício”, afirmou Carmelita Machado Lima, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açucena.

Formação Profissional Rural

Dois, dos três cursos promovidos pelo SENAR Minas em Açucena, no mês de julho – Mecanização agrícola/TAP – Operação com Implementos e Desdobramento de Toras – são de Formação Profissional Rural (FPR).

Um dos objetivos dos cursos de FPR é justamente capacitar o profissional para o mercado de trabalho rural, possibilitando-lhe o domínio da tecnologia atualizada e o gerenciamento do próprio trabalho, de modo que ele alcance a produtividade buscada e a permanência no trabalho emprego.

“Outro objetivo é contribuir para a realização pessoal e profissional do trabalhador, favorecendo sua melhoria da qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania, com ganhos econômicos e sociais”, explicou o gerente regional do SENAR Minas em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa.

Promoção Social

Outro curso promovido pelo SENAR Minas aconteceu no município de Braúnas, extensão de base do Sindicato Rural de Açucena. Claudete Lana da Silva foi a instrutora do curso de Planejamento de Cardápios, onde explicou sobre as informações nutricionais dos alimentos, temperatura da água, e outros detalhes que podem fazer a diferença no preparo e no maior aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes.

“Este é um curso de Promoção Social que possibilita ao trabalhador, ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural”, declarou a instrutora.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Montreal