Seu corpo precisa mesmo ser simétrico?
Supermoveis

Fullbanner2


Seu corpo precisa mesmo ser simétrico?

Fonte:
SHARE

avaliacao-posturalQuantas vezes nos debatemos com pacientes que buscam a fisioterapia para arrumar a postura, reclamando que um ombro está mais alto do que o outro, que o quadril está desviado para um lado, etc.

Mas será mesmo que essa compensação postural precisa ser ajustada?

O corpo é muito esperto e sempre buscará uma compensação que seja funcional. Isso mesmo. Devemos ter uma postura funcional e não simétrica. Nem sempre a posição que é funcional para o seu ombro direito é a mesma que para o esquerdo, sendo assim, eles podem adotar posturas diferentes, ficando o indivíduo com um ombro mais alto e mais anteriorizado que o outro, porém funcionais.

posturaO problema está quando a DOR começa aparecer. Isso já é um sinal que a sua postura não está mais funcional e que o corpo já está sobrecarregado, não sendo mais capaz de achar “sozinho” um compensação funcional. Quando isso acontece, há necessidade da intervenção de um fisioterapeuta especializado para avaliar o paciente e verificar quais articulações ou estruturas no corpo desse paciente podem ser a causa primária dessa dor. Com as correções e liberações dessas hipomobilidades, espera-se que o corpo seja capaz de uma nova organização funcional.

Então, quando nós fisioterapeutas fazemos uma avaliação postural, e elucidamos as assimetrias, isso não quer dizer que o objetivo do tratamento seja torna esse paciente simétrico. O objetivo do tratamento sempre deverá ser de tornar aquela articulação funcional para as atividades específicas de cada paciente, e lógico buscando uma adaptação que não provoque DOR…

Dessa forma podemos prevenir degenerações precoces nas articulações, inclusive na coluna vertebral.

O objetivo de qualquer tratamento sempre deverá ser de buscar a HOMEOSTASIA.

DRA WALKYRIA-3

@vivasemdor

Montreal