Setas realiza 1°etapa do Curso de Introdução do Prontuário SUAS
Adventista

Fullbanner1


Setas realiza 1°etapa do Curso de Introdução do Prontuário SUAS

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), realiza, a partir desta terça-feira (18.04), a 1° etapa do Curso de Introdução para a Implantação e Utilização do Prontuário SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O evento ocorre até o dia 20 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Nesta primeira etapa, o evento contempla profissionais que compõem as equipes de referência e que realizam acompanhamento familiar no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O curso tem por objetivo contribuir com a sistematização, organização e qualificação de informações no acompanhamento dos usuários e das famílias, auxiliando no planejamento do acompanhamento familiar e na intervenção na comunidade de profissionais que compõem a equipe de referência.

Segundo a secretária-adjunta de Assistência Social, Marilê Cordeiro, o curso será importante para auxiliar e preparar os técnicos da gestão. “O objetivo é capacitar os profissionais para a implantação e utilização do Prontuário Suas, que se constitui em um instrumento técnico com respaldo ético e sigiloso que anota e preserva o histórico social das famílias”.

Paif

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito das relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

Paef

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) oferece apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Foi criado com intuito de garantir atendimento sistemático, continuado e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais ou em programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar direitos.

O evento contou com a presença de 156 técnicos municipais e estaduais dos seguintes municípios: Juruena, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranaíta, Paranatinga, Pedra Preta, Planalto da Serra, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Porto Estrela, Querência, Reserva do Cabaçal, Ribeirão Cascalheira Ribeirãozinho, Rondolândia, Colíder, Colniza, Confresa, Poxoréo, Diamantino, Guarantã do Norte e Poconé.