Setas inaugura novo modelo de promoção da cidadania em MT
Supermoveis


Macropel

Setas inaugura novo modelo de promoção da cidadania em MT

Fonte:
SHARE

Assessoria/Setas-MT

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) termina os primeiros seis meses de gestão contabilizando ações efetivas com vistas a erradicação da extrema pobreza em Mato Grosso por meio da inclusão produtiva, dando cumprimento à proposta do governador Pedro Taques de não deixar nenhum cidadão para trás.

Ao integrar as secretarias adjuntas de Trabalho e Emprego, Cidadania e Assistência Social, o secretário Valdiney de Arruda, titular da pasta, conseguiu dar um novo formato à Setas.

“Hoje trabalhamos de forma integrada e inovamos ao colocar um fim no assistencialismo e inaugurar um modelo de promoção do cidadão por meio de ações integradas”, observa o gestor, ressaltando a adesão ao Gespública e aos esforços para a elaboração do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) a fim de garantir serviços públicos e gestão eficientes.

Valdiney cita o fortalecimento da rede de assistência, ampliação dos serviços de cidadania, capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho. Todas essas ações culminaram com o Emprega Rede, um programa criado para atender a população em situação de vulnerabilidade, em especial pessoas acima de 45 anos, jovens, mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência e egressos do trabalho escravo e infantil.

“Todo aquele que estiver a procura de emprego será encaminhado para uma unidade do Sine a partir dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), de delegacias de polícia e do sistema socioeducativo”, detalha o secretário, lembrando que para que a rede funcione a Setas conta com a parceria da iniciativa privada e da sociedade organizada.

A Setas também vai oferecer microcrédito àqueles que tem interesse em montar um pequeno negócio. “O Governo do Estado vai dar condições de emancipação às pessoas que vivem na faixa da pobreza ou extrema pobreza por meio da capacitação e inserção no mercado de trabalho”, acrescenta.
Emprego e Renda

d81882b451f933751153d9f6365694d1
Dia da inclusão da mulher no SINE

Ainda pelo Emprega Rede, a Setas vai disponibilizar mais de 12 mil vagas para cursos de capacitação em parceria com o Senai, Senac e Senar. Realizou o Dia D da Juventude, levando cerca de dois mil jovens ao Sine. Também promoveu o Dia D da Mulher, oferecendo vagas exclusivas para o público feminino. Lançou o Pré-Emprego e o Aprendendo a Construir, qualificações gratuitas também em parceria com o Sistema S. E ainda 900 vagas para cursos na área da Suinocultura com a Associação dos Criadores de Suíno de Mato Grosso (Acrismat) e Senar.

Assistência

A Setas criou o Comitê de Reordenamento dos Serviços de Acolhimento, está fortalecendo o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e a Escola de Conselhos de Mato Grosso, lançou campanha para o fortalecimento dos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente em parceria com o Núcleo de Ações Voluntárias e Cedca.

A entidade retomou as discussões em torno da Segurança Alimentar e Nutricional, deflagrou processo de implantação e utilização do Prontuário SUAS, aderiu ao sistema de transferência Fundo a Fundo do cofinanciamento e também retomou as ações para regulamentação do Sistema Único de Assistência Social no estado. Lançou a Campanha Estadual Contra a Violência e Abuso Sexual Contra a Criança e o Adolescente.

Ganha Tempo

Seis municípios mato-grossenses poderão instalar novas unidades do Ganha Tempo por meio de Parceria Público Privada (PPP). Além de Cuiabá, os municípios de Cáceres, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Barra do Garças e Sinop ganharão unidades.

Ações Integradas

A equipe Setas está realizando Ações Integradas de Cidadania em bairros de Cuiabá, Várzea Grande, comunidades rurais de outros municípios, escolas e também levando serviços à população por meio do projeto Viva o Seu Bairro. A ação está ainda na 51ª Expoagro, no Parque de Exposições de Cuiabá.

Trabalho Infantil

Em parceria com o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, órgãos estaduais e federais integrantes, a Setas apoiou a realização do lançamento da Campanha Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil reunindo mais de 2 mil crianças na Arena Pantanal.

Trabalho escravo

O Governo do Estado assinou protocolo reativando a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetra-MT) e que tem como presidente o secretário Valdiney de Arruda. Dentro do Programa Emprega Rede, com apoio da Organização Internacional do Trabalho, incluiu como prioridade a reinserção do egresso do trabalho escravo no trabalho decente, transformando o Programa Ação Integrada em programa de governo.

 

Montreal