Sessão solene comemora os 60 anos do tratado que deu origem à...
Fullbanner1

Fullbanner2


Sessão solene comemora os 60 anos do tratado que deu origem à União Europeia

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Agência Câmara
SHARE

A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (21), às 9h30, uma sessão solene em homenagem aos 60 anos do Tratado de Roma que deu origem à União Europeia (UE) e marcará também os dez anos da Parceria Estratégica firmada pelo bloco com o Brasil. A sessão foi proposta pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – UE.

Barbosa lembra que a União Europeia nem sempre teve as dimensões atuais. Em 1951, ano em que se iniciou a cooperação econômica na Europa, apenas Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos participavam do projeto.

Com o passar do tempo, o número de países interessados em fazer parte do bloco foi aumentando. “[Hoje] São 24 idiomas oficiais e mais de 60 regionais, uma população de 500 milhões de habitantes, e um PIB [Produto Interno Bruto] de 12,4 trilhões de euros”, contabiliza o parlamentar.

Barbosa lembra ainda que a União Europeia é o maior parceiro comercial do Brasil, “com fluxos comerciais da ordem de 61,9 bilhões de euros, equivalentes a 21,3% da corrente de comércio brasileira em 2010, e o maior investidor estrangeiro no País, com investimentos acumulados de 131,9 bilhões de euros, correspondentes a 49,2% dos investimentos estrangeiros registrados no País”.

Em 2007, o Brasil tornou-se parceiro estratégico da UE e desde então as relações bilaterais têm se intensificado cada vez mais. Hoje, o Brasil é o principal sócio econômico da Europa na América Latina, ocupando a 10ª posição entre os parceiros de negócios do bloco e o 9º lugar entre os maiores mercados de vendas.

Segundo Eduardo Barbosa, a parceria firmada há dez anos contempla mais de 30 setores em áreas como segurança, comércio, investimentos, serviços, energia, desenvolvimento sustentável, mudança do clima, educação e cultura.

Montreal