Servidores, voluntários e parceiros garantem atendimentos de Cidadania
Fullbanner1

show


Servidores, voluntários e parceiros garantem atendimentos de Cidadania

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Domingos Rodrigues da Silva de 52 anos é servidor do Governo do Estado há 20 anos. Neste tempo, ele já perdeu a conta do número de ações de cidadania que realizou. Ele é um dos servidores que trabalham na 6ª edição da Caravana da Transformação, em Porto Alegre e que, ao lado de outros servidores da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), voluntários, e parceiros, garantem os atendimentos para a população.

A paciência e habilidade de Domingos, que realiza os serviços de plastificação de documentos, se destacam em meio a alta demanda nos dois Dias D da Caravana no Complexo Esportivo Gezil Araújo.

“Nós nos adequamos de acordo com a situação. E apesar dos dias puxados aqui, a Caravana continua na Setas, lá na Superintendência de Cidadania. Precisamos revisar todas as informação prestadas nas fichas de solicitação de documentos, organizar tudo e devolver ao município, resumindo, a gente não para”, conta o servidor da Setas.

Nesta sexta-feira e sábado (28 e 29.04) a Setas e os parceiros atendem em seis estandes montados no espaço de cidadania.

A também servidora da Setas, Elizabete Ávila Alvares, 51 anos, participa pela segunda vez da Caravana da Transformação, e realiza a solicitação de 1ª e 2ª Via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito. “Eu venho porque gosto de ver as pessoas serem ajudadas. Trabalhamos em nossas salas com papéis e máquinas. Aqui é mais humano, você vê o resultado direto na vida das pessoas”, comenta. Os servidores da Setas também realizam a emissão de foto 3×4 e 1ª de Via de CPF, todas sem custo para a população.

“É notável o trabalho dos nossos servidores que já realizam outras ações para proporcionar documentos básicos e acesso aos serviços da Assistência Social, as pessoas de todas as localidades, em especial as que mais precisam. E os servidores da Setas trazem esse conhecimento e disposição para a Caravana da Transformação”, afirma o titular da Setas, Max Russi.

Parceira da Setas em todas as edições da Caravana da Transformação, a Escola Galvan de Cabeleireiros de Cuiabá, também atende na Caravana de Porto Alegre do Norte. O trabalho proporciona cursos de corte de cabelo masculino e feminino, penteado, designer de sobrancelha com depilação egípcia e bamboo terapia, no qual os alunos aprendem enquanto atendem gratuitamente os participantes da Caravana.

A diretora da escola Débora Galvan conta que em média 70 pessoas se matriculam para os cursos de estética. “Todos somos sementes e escolhemos o que queremos plantar. Eu decidi ensinar os alunos a semear o voluntariado. Elas já entram sabendo da agenda conjugada com a Setas nas unidades do Sine e Ganha Tempo e a nossa política é a mesma há 16 anos”, explica Débora Galvan.

A oficina de artesanato figura entre os serviços prestados pela Setas na Caravana, desde Peixoto de Azevedo. As aulas são ministradas pela artesã Jailce Rodrigues de Carvalho. Entre as técnicas ensinadas estão boneca de pano feita à mão, tiaras decoradas, bordado em chinelo e pano de prato.

As aulas são sempre movimentadas. “Essas oficinas são uma proposta de acolhimento fantástica da Caravana, pois muitas pessoas, a maioria mulheres chegam muitas vezes precisando de um poucoquinho de atenção, carinho e um momento para praduzir algo para si, contruir um conhecimento e até amizades”.

Ainda no espaço designado para a Setas, o Programa Emprega Rede e a Superintendência de Qualificação Profissional da Setas oferecem bolsas gratuitas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Unopar de Porto Alegre do Norte. O Centro Referência em Assistência Social (CRAS), Serviço Nacional de Emprego (Sine) e a Prefeitura Municipal também da cidade sede da Caravana oferecerem atendimentos gratuitos em parceria com a Setas.