Servidores da Sinfra participam de campanha de prevenção a hipertensão
Supermoveis


Adventista

Servidores da Sinfra participam de campanha de prevenção a hipertensão

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Em comemoração à Semana Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão que ocorre entre 20 a 26 de abril, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) promoveu nesta quinta-feira (20.04) a campanha “Eu sou 12 por 8” para conscientização e prevenção da hipertensão. O evento aconteceu na sala de reunião da secretaria adjunta de administração sistêmica da Sinfra, onde foi aferida a pressão e glicemia dos servidores do órgão.

 

A campanha “Eu Sou 12 por 8” foi desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) para ajudar os brasileiros a viverem mais e com muito mais saúde.  

 

Segundo a SBC, quem não mantém hábitos alimentares saudáveis, ingere muito sal, não faz atividades físicas, ingere muita bebida alcoólica, é diabético ou tem histórico de familiares hipertensos tem mais propensão a desenvolver a doença. Mesmo quem tem pressão arterial controlada tem 50% a mais de chance de desenvolver o problema após os 55 anos.

 

Para o servidor Mauro Nakamura Filho, a campanha é de suma importância para diagnosticar casos de hipertensão. Ele destacou a preocupação do órgão com a qualidade de vida dos funcionários. “ Demonstra uma preocupação da instituição para um grande patrimônio que ela tem, que são seus funcionários”.

 

Para se ter uma ideia, a pressão alta é a porta de entrada de vários outros males. Infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal e impotência sexual são apenas algumas das complicações decorrentes da hipertensão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

 

A enfermeira Suzane Amorim, responsável por aferir a pressão e glicemia, alertou para os riscos que causam a hipertensão. “A falta de controle da pressão arterial, obesidade, estresse, excesso de sal e a má alimentação são uma das principais causas da hipertensão. Hoje fizemos um rastreamento dos servidores para sabermos se possui a hipertensão”.

 

Um estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada, medições de uso constante, segundo prescrição, e acompanhamento médico periódico são importantíssimos para que a pressão arterial esteja sempre controlada.

 

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, avaliou positivamente a ação realizada pela Sinfra. “Este evento é muito importante para diagnosticar e alertar os nossos servidores sobre o risco que é a hipertensão”, disse o secretário.

Montreal