Servidores da Sefaz participam de curso de coach ofertado pela Escola de...
Supermoveis



Servidores da Sefaz participam de curso de coach ofertado pela Escola de Governo

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) promoverá a capacitação de 25 servidores que atuam à frente de assessorias, gerências e coordenadorias da pasta, por meio do Curso de Liderança e Coaching, realizado pela Superintendência da Escola de Governo, da Secretaria de Estado de Gestão (Seges). A abertura foi feita na sexta-feira (24.03) e contou com a presença do titular da Sefaz-MT, Gustavo de Oliveira.

“Este curso serve para que nos aprimoremos enquanto servidores. Mas não só isso, serve para que melhoremos no âmbito pessoal também”, falou o gestor. O secretário lembrou da importância do estudo, e contou que já estudou de terremoto a fabricação de chocolate, de fabricação de vinho a comércio internacional. “Por que isso? Porque penso que estudo nos leva a crescer, e que o estudo pode fazer a diferença”.

Segundo ele, a ideia de participar de um curso de coach é de melhorar os serviços prestados pela pasta. “Converso muito sobre com colegas sobre como serão alguns serviços, como a fiscalização, daqui a 10 anos, como entregaremos estes serviços? É preciso melhorar, e é por meio do estudo que iremos atingir estas mudanças”.

Ministrado pela coach e analista comportamental da Escola de Governo, Tatiane Barbieri, o curso objetiva desenvolver os servidores na arte de liderar, utilizando o coaching como ferramenta de formação e desenvolvimento pessoal. A capacitação contará com encontros presenciais e online.

Um dos propósitos do curso é promover a integração entre os servidores e sua capacidade de trabalhar em equipe. “Neste curso, desenvolvemos também as competências de visão estratégica, autogestão, gestão de estresse e outras capacidades necessárias aos líderes que formamos”, disse Barbieri. O cursoserá direcionado a outros órgãosda administração pública.

A analista prosseguiu explicando que o coach é uma oportunidade que deve ser encarada como uma chance para “criar a vida que queremos, criar significado”. “Precisamos ver isto como uma oportunidade, um coach hoje custo cerca de R$ 8 mil, e isto está sendo ofertado a vocês gratuitamente, é uma chance única, que deve ser aproveitada”.

Processo com resultados
No primeiro encontro, a analista evidenciou pontos que serão abordados durante a qualificação, como o fato de que líderes precisam de informações para tomar boas decisões; que estes mesmos líderes devem dar exemplo para que seja seguido por teus colaboradores; ver oportunidades onde todos enxergam problemas; a obstinação na busca por seus objetivos; formas de acessar nossos potenciais, entre outros. “O coach nada mais é que um processo com resultados: para criar líderes, precisamos informá-los qual é o estado atual do órgão gerido, para que depois consigamos expandir e atingir o resultado esperado”, analisou Tatiane Barbieri.

Dentre os benefícios do coach, Barbieri salientou o aumento de produção, e disse que o maior desafio dos líderes é fazer a gestão de talentos. “Como aproveitar um servidor e acessar seu potencial?”, questionou Barbieri.