Será que o problema é só o pacto federativo?
Fullbanner1

Fullbanner2


Será que o problema é só o pacto federativo?

Prefeitos lotaram a sala vip da Arena Pantanal de sujeira, em reunião ampla com governador, parlamentares e ministro

1
Fonte:
SHARE

A reunião promovida pelo governador Pedro Taques, ocorrida na sala VIP da Arena Pantanal, nesta semana, e que contou com a presença de vários parlamentares do estado, tanto estaduais como federais, pôs frente a frente o ministro das cidades, Gilberto Kassab, e cerca de 130 dos 141 prefeitos existentes em Mato Grosso. O resultado foi um debate rico e a esperança de investimentos efetivos a curto prazo para encorpar as políticas públicas dos municípios.

O problema foi ver a maneira que a plateia, em sua grande maioria formada por chefes de executivos municipais e seus assessores, deixou o salão. Apesar de várias lixeiras a poucos metros de distância, eram vários os amontoados de copos plásticos de água que mataram a sede dos presentes de uma tarde quente, mas que logo após foram simplesmente arremessados no chão, transformando o cenário do belo salão em poucos minutos.

Os prefeitos reclamam, com toda razão do mundo, da falta de recursos para atenderem as mais urgentes demandas populares. O bolo orçamentário é muito mal dividido e a concentração do tesouro somente nas mãos do Governo Federal está literalmente inviabilizando as prefeituras, com pena de quebrá-las em um curto espaço de tempo. Mas os chefes do executivo perdem o apelo quando agem de maneira tão pouco educada em um evento como este.

A pergunta que fica é: se os cidadãos estiverem seguindo o exemplo de suas autoridades, em que estado de organização e limpeza devem estar as ruas das cidades estado a fora? A mudança precisa ocorrer, mas é imprescindível que ela comece de cada um, senão não há dinheiro que aguente…

 

Montreal