SENAR renova parceria para capacitação de instrutores de agricultura de precisão
Supermoveis


Macropel

SENAR renova parceria para capacitação de instrutores de agricultura de precisão

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) renovou a parceria com a empresa de máquinas AGCO para a capacitação de instrutores do Programa Nacional de Agricultura de Precisão. A notícia foi repassada às Administrações Regionais da entidade que ofertam o programa durante videoconferência nesta terça-feira, 08. Com a renovação, duas turmas de instrutores estão previstas para acontecer ainda este semestre.

“Uma turma será de nível básico e outra de nível avançado, essa última para os instrutores que participaram do primeiro treinamento na AGCO em 2015 e querem se aprofundar nos equipamentos da empresa. As capacitações vão acontecer no Centro de Treinamento da AGCO em Campinas e a parte prática será no Instituto Agronômico de Campinas (IAC)”, conta o coordenador do programa de AP, Rafael Diego Nascimento da Costa.

Além da AGCO, o SENAR tem parceria com outras empresas do setor como a Stara e busca novos parceiros que possam contribuir com a atualização dos instrutores e com o desenvolvimento da agricultura de precisão no País.

Outro ponto abordado na videoconferência foi a atualização do material didático do programa, que atualmente conta com sete cartilhas sobre piloto automático, semeadora a taxa variável, distribuidores a taxa variável, autopropelido, monitor de colheita, DGPS (sistema de posicionamento global) e agricultura de precisão para todos.

“Nossa ideia é concentrar no que temos hoje, ou seja, trabalhar esse conteúdo já existente e incluir novos conteúdos de interesse do produtor como operação de drones, Big Data e Internet das coisas, tudo pensando na gestão dos dados que são coletados a partir dos equipamentos que o produtor possui na sua propriedade”, explica Rafael Diego. “Para isso, vamos contar a colaboração dos próprios instrutores de AP que são especialistas em determinados assuntos e vão poder contribuir muito com essa nova fase do programa.”

Depois da atualização do material didático, a sugestão das Administrações Regionais é que a entidade promova eventos nos estados para divulgação do programa. “Podemos fazer na própria Regional, inclusive, com a participação dos instrutores também”, reforçou o coordenador de Mecanização do SENAR Paraná, Néder Maciel Corso.

Ação semelhante foi realizada em 2012, no lançamento do programa, quando o SENAR realizou seminários de sensibilização nas cidades de Balsas (MA), Bom Jesus (PI), Maracaju (MS), Campo Verde (MT), Patos de Minas (MG), Rio Verde (GO), Luís Eduardo Magalhães (BA), Cascavel (PR) e Não-Me-Toque (RS).

A próxima etapa será a indicação dos instrutores que vão participar das capacitações na AGCO e dos que vão colaborar com a atualização do material didático.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.twitter.com/SENARBrasil
www.facebook.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Montreal