SENAR-MT capacita mão de obra para atuar na cadeia produtiva da fruticultura
Fullbanner1



SENAR-MT capacita mão de obra para atuar na cadeia produtiva da fruticultura

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

Para o primeiro trimestre de 2017 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) oferece 16 treinamentos na área de fruticultura. Um deles é o de Cultivo da Banana, e tem ainda oportunidade para aqueles que pretendem aprender a produzir maracujá e mamão. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de seu município para verificar se há turmas programadas e se há vagas. Novo São Joaquim, Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina, Paranatinga, Tabaporã, Confresa, Cáceres e Tesouro são alguns dos municípios que terão treinamentos ainda neste primeiro trimestre para qualificar profissionais que vão atuar nesta cadeia produtiva.

No ano de 2016, o SENAR-MT em parceria com os Sindicatos Rurais realizou 11 treinamentos de Cultivo de Banana, com carga horária de 40 horas. Para participar é preciso ter 18 anos e ensino fundamental completo. O treinamento, assim como todos os outros ofertados pela instituição é gratuito.

Além de aprender sobre a colheita dos frutos, o conteúdo dos treinamentos ofertados pelo SENAR-MT, inclui ainda diversos outros temas. No caso do treinamento do Cultivo da Banana, o participante aprenderá sobre como planejar e instalar a cultura e preparar a área. Outros assuntos como tratos culturais, fitossanitários, transporte dos frutos e gestão também fazem parte da lista dos assuntos a serem abordados.

As frutas fornecem benefícios para saúde e são sempre muito recomendadas pelos nutrológos, nutricionistas e outros profissionais da área da saúde. O maracujá é um “personagem” bem famoso dentre as frutas. Ele contém alto teor de vitamina C que aumenta a imunidade e protege de doenças como gripe, resfriado e infecções. No ano passado o treinamento de cultivo de maracujá, ofertado pelo SENAR-MT e parceiros atendeu mais de 100 pessoas em todo Mato Grosso. Para o primeiro trimestre de 2017 já estão previstas quatro turmas para este treinamento, sendo uma para Nova Xavantina, outra para Paranatinga, Tabaporã e Cáceres.        

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br