Senai-MT realiza Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento
Fullbanner1


Macropel

Senai-MT realiza Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento

Fonte:
SHARE

Competição ocorre de 27 a 31 de julho e define os jovens mais preparados para disputar a Etapa Nacional

Assessoria

G4518Já está tudo pronto para a Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento, que começa no dia 27 e segue até 31 de julho, nas unidades Senai de Cuiabá, Várzea Grande e Escola Senai da Construção. Serão 56 competidores em 23 ocupações técnicas, sendo três delas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcDs).

Para vencer, eles terão que executar com perfeição cada uma das tarefas sob os olhos atentos dos avaliadores. Quem vencer segue para a próxima etapa da competição. A Olimpíada, que é a maior competição de Educação Profissional das Américas, está dividida em quatro fases: estadual, regional, nacional e mundial (WorldSkills).

Entre as ocupações disputadas por estudantes de tG4520odo Mato Grosso estão Robótica Móvel, Polimecânica, Manufatura Integrada, Mecatrônica, Tornearia CNC, Eletrônica Industrial, Web Design, Tecnologia da Moda e Marcenaria, entre outras. Na segunda-feira (27/07) ocorre a etapa de ambientação em que os estudantes vão conhecer e organizar o local da prova.

A cerimônia de abertura está marcada para as 19h, no Senai-Várzea Grande. Na terça-feira (28/07) começa a competição que segue até quinta-feira (30/07), quando ocorrem, durante o dia todo, as visitas guiadas para estudantes de escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande. A cerimônia de encerramento e premiação está marcada para o dia 31/07, às 18h, no Auditório do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

Competidores

Luiz Antônio Souza Lima Junior, de 18 anos, é um dos estudantes que participará da competição na ocupação jardinagem. Esta é a segunda vez que ele tem a chance de participar da Etapa Estadual. O jovem diz que se sente muito mais preparado desta vez.

“Estou mais confiante e seguro na hora de tomar decisões”, conta.

Junior mora com a mãe, o padrasto e a irmã e, para ajudar em casa, trabalha em um restaurante nos fins de semana. Para ele, todo o esforço é compensado, já que se trata de um sonho.

 

“O Senai me abriu muitas portas, está me mudando como pessoa e eu tenho que agarrar mesmo esta oportunidade”, pontuou.
Na mesma ocupação está a Paula de Oliveira, de 18 anos, o Mateus Cardoso da Silva, 18, e o Luiz Felipe de Jesus Nunes, 17. Mas ao contrário do que se pode prever em uma competição, o maior adversário destes jovens é interno.

Eles precisam driblar a insegurança e a pressão, tomar decisões rápidas e errar o mínimo possível. É por isso que os treinamentos, que vem sendo realizados desde o início do ano, são tão importantes, pois preparam estes jovens para situação reais dentro da indústria.

“Eles se tornam mais responsáveis, disciplinados e organizados, além de ampliarem a capacidade de criar e inovar. São profissionais diferenciados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, explicou a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun.

Olimpíada em números:
Unidades Envolvidas: 08
Unidades que receberão Competição: 03
Ocupações em Disputa: 23
Ocupações para PcDs: 03
Alunos em Competição: 56
Avaliadores em Competição: 37

Montreal