Senador Medeiros se reúne com assentados, ouve demandas e promete ajudar


Senador Medeiros se reúne com assentados, ouve demandas e promete ajudar

0
Fonte:
SHARE

Ailton Lima

O Senador da República José Antônio Medeiros (PSD), se reuniu na tarde desta quarta-feira (11), com representantes da Associação de Trabalhadores Rurais, “Unidos Pela Terra”, do Assentamento Alvorada que reúne 10 famílias, e fica localizado na região do Distrito de Campo Limpo; ouviu as demandas e pedidos de ajuda e, se comprometeu em ajudá-los.

De acordo com o senador, ele já os está ajudando, pois conseguiu junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – por extensão ao Banco da Terra, que fosse dado um prazo maior para que estas dívidas fossem sanadas e renegociadas.

Mas, uma outra questão aflige os produtores; eles efetuaram uma dívida em nome da Associação e como muitos não conseguiram pagar, porque o banco só recebia se fosse o valor integral, conseguiu-se um passivo considerável; Por conta disso, a luta agora é pela renegociação e individualização da dívida. Cada um paga o que lhe for de direito.

O senador repassou que já apresentou um projeto de lei individualizando as dívidas contraídas em nome de associações e cooperativas de pequenos produtores, para que os envolvidos possam negociar e pagar suas dívidas relativas às suas terras, e liberar-se os cadastros.

Na verdade, os pequenos produtores da agricultura familiar, encontram dificuldades quanto a renegociação dessas dívidas com vários bancos, incluindo o “Banco da Terra”. Entre outras demandas eles também querem a regulamentação fundiária e liberação de suas escrituras.

DSC04811

Na época quando adquiriram suas terras, havia muitas restrições de cadastro para que o candidato pudesse estar inserido no programa de reforma agrária.

Passados cerca de 30 anos, muitos progrediram, conseguiram melhorar de vida, conseguiram comprar um trator, uma caminhonete, melhoraram enfim a sua situação econômico-financeira. Ocorre que agora, os mesmos bancos, apresentam dificuldades a estes pequenos produtores que progrediram, e por esta razão não se enquadram mais no perfil para assentados.

O senador repassou que já falou com o Ministro Eliseu Padilha, com Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), expondo a situação, e se colocando a disposição para ajudar a sanar esse problema para que os produtores possam trabalhar e produzir com tranquilidade tendo acesso ao crédito e ao título de suas terras.

presidente da Associação Alvorada, Divino Rodrigues Macedo - Foto: Ailton Lima
presidente da Associação Alvorada, Divino Rodrigues Macedo – Foto: Ailton Lima

O presidente da Associação Alvorada, Divino Rodrigues Macedo, agradeceu a intermediação do vereador Adonias Fernandes (PMDB), que trouxe o senador para ouvir as demandas dos assentados, e prometer resolver a questão em definitivo. Bem como, a ajuda que o mesmo envidou junto ao prefeito Zé do Pátio, na questão da limpeza do lixão que se formou na entrada de acesso ao Distrito e ao Assentamento.

Os assentados ainda pediram ajuda ao senador quanto à viabilização de recursos para o projeto de asfaltamento de um trecho de 10 km ligando o Anel Viário ao Distrito de Campo Limpo e ao Assentamento Alvorada que vai beneficiar entre outros, toda uma bacia leiteira que reúne 345 pequenos produtores de leite na região.