Sema realizará atendimento técnico e palestras durante Caravana da Transformação
Supermoveis

Gov

Macropel

Sema realizará atendimento técnico e palestras durante Caravana da Transformação

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) levará atendimento técnico e palestras sobre educação ambiental, licenciamento e sustentabilidade à Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá), durante a Caravana da Transformação. O evento contará ainda com a distribuição de mudas e emissão de carteira de pescador amador.

A caravana começou nesta terça-feira (24. 01) e segue até o dia 03 de fevereiro. As atividades da Sema começarão às 09h de sexta-feira (27.01) com uma palestra voltada para as políticas públicas de educação ambiental, que abordará assuntos relacionados à conservação/preservação do meio ambiente, descarte correto do lixo, malefícios das queimadas, entre outros.

A partir das 14h, o tema do encontro será como implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e os seus benéficos para o local de trabalho. A programação continua no sábado (28.01), às 10h, com uma discussão em torno da descentralização da gestão ambiental. Atualmente dos 141 municípios de Mato Grosso, apenas 37 estão descentralizados, sendo quatro desses da região sul do Estado: Jaciara, Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis.

A Sema disponibilizará 40 vagas para cada palestra. Os interessados precisam se inscrever neste link até a próxima quinta-feira (26.01) e escolher o tema que deseja participar.

Conforme a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Vânia Marcia Montalvão Cézar, a proposta é orientar a população de Jaciara e de municípios adjacentes sobre a importância de discutir as questões ambientais e  entender que a preservação do meio ambiente natural é questão indispensável para a continuidade da vida humana sobre a Terra.

“Nosso objetivo é mostrar as pessoas que o uso dos recursos naturais com responsabilidade e sustentabilidade, além de propiciar os recursos disponíveis por mais tempo, permite ainda um ganho em qualidade de vida e uma melhoria financeira das populações”.

Balanço de atendimentos

Em 2016 a Sema atendeu cerca de 1.200 pessoas durante as Caravanas da Transformação realizadas em setembro e novembro nos municípios de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte da capital) e Canarana (823 km a Leste de Cuiabá) respectivamente.  A maioria delas participou das palestras realizadas pela secretaria para esclarecer dúvidas sobre a legislação ambiental, educação ambiental e pesca. Durante os dois eventos também foram emitidas 236 carteiras de pescador amador e doadas 3,6 mudas de árvores.