Sema participa da 1ª Semana da Engenharia Ambiental de Mato Grosso
Supermoveis



Sema participa da 1ª Semana da Engenharia Ambiental de Mato Grosso

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) integra a lista de palestrantes da 1ª Semana da Engenharia Ambiental de Mato Grosso, que será realizada entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, no Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá. A programação se iniciam pela manhã e seguem até a noite, nos quatro dias de evento.

Com o intuito de esclarecer sobre a importância do trabalho na implantação da gestão ambiental, o secretário executivo da Sema, André Baby, explanará sobre o andamento do processo de descentralização do licenciamento ambiental, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 140/2011, do Governo Federal.

“A Sema levou, em 2015 e também no ano passado, cursos e seminários para todas as regiões de Mato Grosso, com o intuito de apoiar os municípios neste desafio que é assumir a gestão ambiental. Oferecemos informações da área técnica, com conteúdo teórico e prático, nas áreas de licenciamento e fiscalização, bem como na área de legislação”, pontua o secretário.

Atualmente, 37 municípios de Mato Grosso estão habilitados a realizar atividades de licenciamento ambiental de baixo impacto ou impacto local, o que corresponde a um atendimento de 60% da população estadual. O objetivo da descentralização é de propor mais autonomia para as prefeituras realizarem os licenciamentos de maneira transparente e ágil ao cidadão.

A palestra com André Baby será nesta quarta-feira (01.02), às 19h. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível. O evento é uma realização da Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado de Mato Grosso (AEAM MT), com apoio da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (ANEAM) e o Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Programação completa

Na terça-feira (31.01), haverá curso de projetos de sistema de microgeração solar fotovoltaico, às 8h. A abertura oficial está marcada para 19h, com palestra sobre o mesmo assunto, às 20h30. O encerramento será 21h30.

Na quarta-feira (01.02), das 8h às 13h, haverá curso sobre projetos de sistema microgeração solar fotovoltaico; 14h às 17h30 minicurso sobre planejamento, BDI e orçamento de projetos ambientais; 19h palestra com secretário da Sema, André Baby sobre descentralização do licenciamento; às 20h30 sobre o sistema de tratamento de resíduos e coleta seletiva com representante da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde.

Na quinta-feira (02.02), das 8h às 13h, haverá curso de projetos de sistemas de microgeração solar fotovoltaico; das 14h às 17h30 minicurso sobre ferramentas de apoio à decisão para gestão de resíduos sólidos; 19h palestra sobre sustentabilidade nos negócios, com representante do Sebrae; 20h30 palestra sobre tecnologias para sistemas de drenagem.

Na sexta-feira (03.02), das 8h às 13h haverá curso de projetos de sistemas de microgeração solar fotovoltaico; das 14h  palestra sobre reciclagem de resíduos eletrônicos; 16h30 palestras sobre tratamento de águas em poços tubulares; 18h30 palestra sobre empreender em Mato Grosso, com o Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE); às 19h30 haverá momento de negócios sustentáveis com ‘startup’; encerramento às 21h30.

Serviço

Outras informações ou inscrições: email financeiro.aeammt@gmail.com/ aeam-mt@hotmail.com/ www.facebook.com/aeammt (65) 99249-2829. O Centro Sebrae de Sustentabilidade fica na Rua Cinco, 144, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.