Seis municípios do norte de Mato Grosso participam do Acrimat em Ação


Seis municípios do norte de Mato Grosso participam do Acrimat em Ação

Encerramento acontece na próxima semana, em Rondonópolis

0
Fonte: Assessoria
COMPARTILHE

A última rota do Acrimat em Ação 2017 foi realizada em seis municípios da região norte do Estado e mobilizou 831 pessoas. Na próxima segunda-feira (19), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) encerra o maior projeto itinerante da pecuária de corte em Rondonópolis, a partir das 19h, no Parque de Exposições. Até o momento, 4,4 mil pecuaristas participaram do Acrimat em Ação nos 30 municípios já visitados.

Este ano, o Acrimat em Ação apresenta a palestra Mercado Pecuário: como transformar desafios em oportunidades, com a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Mariane Crespoline. A palestra aponta alternativas para a pecuária de corte e maneiras de melhorar a produtividade e a renda na atividade.

O pecuarista e conselheiro da Acrimat, Nério Humberto Assis, destaca que está entre as prioridades da entidade a aproximação com o produtor por meio de eventos que levem informações técnicas, mas que também identifiquem as demandas regionais. “Com o Acrimat em Ação, conseguimos ir nos locais mais distantes onde existe pecuária, ver como está o setor e depois buscamos meios para atender cada região, seja com ações políticas ou técnicas”, afirma.

Em Nova Bandeirantes, a informação também é muito valorizada porque o acesso não é fácil. “A informação é a melhor maneira de aperfeiçoar,  principalmente em nosso setor e a mais de mil quilômetros da capital. Então é muito importante eventos como este que a Acrimat faz”, destaca Anderlino Rossi, presidente do Sindicato Rural.

Durante o Acrimat em Ação, além da palestra técnica, a entidade também faz um balaço dos trabalhos realizados em prol do fortalecimento da atividade. Nesta etapa, a Acrimat mostrou a todos os participantes as medidas adotadas no intuito de preservar o setor, visto que o preço da arroba está desvalorizada e há muitas incertezas sobre o mercado. No último mês a entidade solicitou a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) para o gado em pé e aceleração da adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa) por meio do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Parceiros

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017,  o evento tem cinco parceiros. São eles Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.