Seduc inicia jornada formativa sobre dislexia
Fullbanner1

Fullbanner2


Seduc inicia jornada formativa sobre dislexia

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) lançou nesta quarta-feira (21.06) a jornada formativa sobre dislexia para os profissionais da rede estadual de educação. Participaram da formação coordenadores pedagógicos e gestores de escolas estaduais da região metropolitana de Cuiabá, além de professores formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros).

Várias atividades foram realizadas, incluindo, entre outras, palestras da presidente da Associação Dislexia MT, Gabrielle Coury, e da psicóloga Carla Simone Ferreira Franco, mãe de um rapaz disléxico – que dedicou muita atenção para que o filho não desistisse dos estudos e, felizmente, contou com o apoio dos educadores. Atualmente, ele é estudante universitário.

De acordo com o secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa, o evento marcou o início de uma extensa programação para discutir a dislexia – um transtorno no cérebro que faz com que o processamento de letras e sons seja feito de forma diferente.

“A partir do 2º Simpósio sobre Dislexia, promovido pela Assembleia Legislativa, nós assumimos um compromisso de dar continuidade ao debate sobre o tema em nossa rede”, afirmou.

Edinaldo destaca ainda que a formação é importante, já que é na escola que o transtorno de aprendizagem, de fato, aparece. “Não cabe ao professor fazer diagnóstico, porém, é preciso que ele consiga identificar sinais no estudante, para que ele seja encaminhado a equipes multidisciplinares preparadas para fazer essa avaliação”.

A Seduc irá levar a ação para os 15 polos dos Cefapros e escolas da rede também no interior do estado, nos próximos meses.

Montreal