Sedec realiza capacitação sobre o Plano ABC em Rondonópolis
Supermoveis

Fullbanner2


Sedec realiza capacitação sobre o Plano ABC em Rondonópolis

Fonte:
SHARE
Foto: Convite/Divulgação

Começa nesta terça-feira (26.01), às 8h, em Rondonópolis, a capacitação técnica do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceiros. O evento segue até terça-feira (27.01) e tem como público-alvo projetistas e técnicos. As vagas já foram preenchidas, entretanto é possível se inscrever para o cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sistemafamato.org.br.

O ciclo de workshop e capacitação do Plano ABC iniciou na semana passada. Foram realizados workshops na região Sul do Estado, nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste e Alto Garças. A capacitação em Rondonópolis é voltada para os técnicos desta região.

A partir de 11 de fevereiro, os eventos serão realizados na região Leste, passando por Barra do Garças, Água Boa, Confresa (workshop) e Nova Xavantina (capacitação).

A capacitação em Rondonópolis será realizada por técnicos da Embrapa Agrossilvipastoril, que abordarão temas como: tecnologia do Plano ABC e orientações para a obtenção de financiamento pelo programa ABC/Mapa via Banco do Brasil. Na terça-feira (27.01), parte da programação será realizada na fazenda Gravataí, em Itiquira.

Segundo o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, a capacitação vai orientar os técnicos sobre o correto procedimento para montar projetos que possam ser inseridos no Plano ABC. “Nelas eles serão informados de como funcionam as tecnologias, todo o passo a passo para acessar os recursos e como montar o projeto”.

Plano ABC – O Plano ABC é uma política pública que apresenta o detalhamento das ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima para o setor agropecuário. O plano tem como meta reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Mato Grosso já tem o seu programa em andamento e uma das primeiras ações é a capacitação e a divulgação das linhas de crédito. O plano prevê ainda incentivos financeiros aos produtores rurais que adotarem as técnicas de agricultura sustentável, de baixo carbono.

A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat,Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.

PROGRAMAÇÃO:

Região Sul

Capacitação:

– Rondonópolis: 26 e 27/01 – Período integral – Sindicato Rural/ Fazenda Gravataí

Região Leste

Workshop: 

– Barra do Garças: 11/02 às 19h30 – local a definir

– Água Boa: 12/02 às 8h – Sindicato Rural

– Confresa: 12/02 às 19h30 – Sindicato Rural

Capacitação: 

– Nova Xavantina: 16 e 17/02 – Período Integral – Sindicato Rural

Montreal