Secretário de Educação de Rondônia vem a Mato Grosso conhecer o Pró-Escolas
Supermoveis



Secretário de Educação de Rondônia vem a Mato Grosso conhecer o Pró-Escolas

Fonte: NOTÍCIAS DE MATO GROSSO com Assessoria
SHARE

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, apresentou nesta terça-feira (18.04) ao secretário de Educação de Rondônia, Florisvaldo Alves da Silva, e a sua equipe técnica, o Pró-Escola, maior programa de investimentos em educação da história de Mato Grosso. O encontro foi marcado durante o Fórum Brasil Central, realizado no início deste mês em Cuiabá, ocasião em que Marrafon fez uma apresentação sobre o Pró-Escolas para vários governadores.

Pela manhã, Marrafon apresentou os quatro eixos do programa, divididos em Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer, e falou sobre os objetivos de cada vertente do Pró-Escolas, além de discutir ponto a ponto cada uma delas.

À tarde, as equipes técnicas de ambas as secretarias visitaram a Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, localizada no bairro Planalto, e a EE Governador José Fragelli, a Arena da Educação, situada dentro da Arena Pantanal, para observar os projetos que já estão em andamento nas unidades.

Marrafon reforçou que a finalidade dessa troca de informações entre as secretarias de educação de Mato Grosso e Rondônia é buscar soluções rápidas e de qualidade para os desafios vivenciados na educação pública estadual. Além disso, conforme o secretário, representa o reconhecimento do caráter inovador das ações e projetos iniciados a partir do Pró-Escolas, como a Arena da Educação.

“Para nós é gratificante receber a visita de um secretário de Educação de outro estado para conhecer, in loco, a nossa atuação. Nós nos colocamos à disposição para repassar o que já conseguimos realizar até aqui e, também, estamos abertos a ouvir e aprender com as experiências de sucesso de lá”, pontuou.

O secretário de Rondônia contou que a ideia de conhecer mais a fundo as iniciativas do programa surgiu a partir da apresentação do Pró-Escolas feita por Marrafon durante o último encontro do Fórum Brasil Central.

“Conhecemos o Pró Escolas e gostamos muito. Trata-se de um projeto bastante audacioso de desenvolvimento. Hoje o secretário nos apresentou ponto a ponto e vamos levar para lá algumas questões sobre legislações específicas que a Seduc-MT tem aplicado para que possamos aplicar também. Acreditamos que, com essa troca de experiências e com os estados se unindo, podemos encontrar soluções que tornem nossas políticas mais fortes”, disse Florisvaldo Alves da Silva.

Além disso, o secretário de Rondônia observou que muitas das dificuldades vividas na educação pública de Mato Grosso são as mesmas daquele estado. Nessa linha, contou que um dos principais anseios da gestão é avançar nas questões tecnológicas, que implicam diretamente em garantir o acesso à internet nas escolas localizadas em aldeias indígenas e em comunidades quilombolas, por exemplo.

“Percebemos que muitas vezes as dificuldades apenas mudam de endereço. Por isso queremos trabalhar juntos para melhorar esse cenário”, enfatizou.

Pró-escolas

Em dois anos, a Seduc-MT investirá R$ 360 milhões apenas em obras de infraestrutura de escolas. Serão erguidas 50 unidades de ensino, sendo 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIECs, escolas do padrão mais elevado já projetadas pela Seduc), construídas 20 novas quadras poliesportivas e realizadas 70 reformas. Apenas neste ano já foram inauguradas nove escolas estaduais.