Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de combate à sífilis
Fullbanner1



Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de combate à sífilis

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Assessoria.

Neste mês de outubro, no terceiro domingo, dia 21 de outubro, é declarado o Dia Nacional de Combate à Sífilis, com isso, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as atividades que visam à prevenção e o diagnóstico precoce da sífilis em todas as unidades básicas de saúde, e também em alguns pontos estratégicos da cidade, entre os dias 16 à 23 de outubro. Devido aos números que são preocupantes, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande elaborou um plano de enfrentamento da sífilis no município, com o objetivo de reduzir a ocorrência do número de casos e também as complicações decorrentes dessa doença.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, o boletim epidemiológico de 2017 divulgado pelo Ministério da Saúde, mostrou que o Brasil vive uma nova epidemia de sífilis, havendo um aumento de 27,9% no número de casos de sífilis adquirida quando comparado os anos de 2015 e 2016. Em se tratando de sífilis em gestantes, o crescimento dos casos foi de 14,7%, e os casos de sífilis congênita subiram 4,7% neste mesmo período. No município de Várzea Grande tem-se registrado neste ano, 60 casos de sífilis adquirida, 33 casos de sífilis em gestante e 9 casos de sífilis congênita.

O plano estabelece e detalha ações estratégicas que envolvem investimentos na capacitação dos profissionais da rede municipal de modo a implementar ações que visem a prevenção, diagnóstico, tratamento e busca ativa dos casos até a cura, bem como a viabilização de todos os insumos necessários.

A gerente da Vigilância Epidemiológica do município, explica que para a execução dos trabalhos está sendo necessário o apoio, empenho e dedicação de todos os servidores do município e a população de modo geral, para juntos, alcançarmos o nosso objetivo, de tratar todos os casos de sífilis no município, e reduzir a incidência de casos.

Programação: De 16 à 19 de Outubro, as atividades educação em saúde e testagem rápida serão na Upa do Ipase, período matutino, com a participação de alunos do Centro Universitário – UNIVAG – juntamente com professores de áreas.

Haverá também atividades de testagem rápida no Centro de Especialidades em Saúde (CES), todas as quintas (período matutino) e sexta-feira (período matutino e vespertino).

No período de 16 à 17 de Outubro, as atividades se concentram também no Univag, onde as ações de educação em saúde e testagem rápida estarão sendo realizadas por professores de áreas e alunos no período matutino.

Várias atividades descentralizadas também estarão sendo desenvolvidas para atingir a maior parte da população na oferta de testes rápido, além de atividades de educação em saúde e testagem rápida que estarão sendo realizadas em vários pontos da cidade por equipes da Vigilância Epidemiológica:

No dia 19/10/2018 – Supermercado Big lar – Várzea Grande; dia 20/10/2018 – Várzea Grande Shopping; dia 22/10/2018 – Empresa Sadia/Várzea Grande e dia  23/10/2018 – Aeroporto marechal Rondon.

Nos dias 22 à 23/10, serão desenvolvidas as ações também no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande.