Secretaria intensifica diagnóstico precoce de hepatites
Supermoveis

Fullbanner2


Secretaria intensifica diagnóstico precoce de hepatites

Fonte:
SHARE
Foto: Matusalem Teixeira

Todas as unidades municipais de saúde concentraram esforços nessa sexta-feira (28) na coleta de amostras de sangue para detectar a hepatite. Essa é uma campanha nacional que busca identificar os casos da doença dos tipos B e C durante o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais.

O município disponibilizou quites para a realização do teste rápido, que identifica se o paciente apresenta ou não algum dos dois tipos de hepatite em apenas 20 minutos. A enfermeira Joseane Souza Nascimento dos Santos, coletou os materiais das pessoas que estiveram na Secretaria de Saúde. Ela explicou que qualquer pessoa pode fazer o teste e não precisa de preparação prévia. Quando identificado algum caso, os profissionais fizeram encaminhamento imediato para tratamento.

A servidora pública Euza Divina Martins Borges, 42 anos, trabalha no setor de Recursos Humanos e reservou um espaço do dia para participar da campanha. Ela contou que aproveita essas ações do município para estar sempre em dia com a saúde. “Eu participo sempre. Esse ano estive na campanha de vacinação e atualizei a minha carteira. Eu precisava de três vacinas e pude fazer tudo no mesmo dia e de graça”, comentou.

Essa ação foi realizada para detectar apenas as hepatites. Quem não compareceu em uma das unidades de saúde, como nos PSFs e Policlínica, por exemplo, pode procurar a unidade mais próxima da residência e solicitar o exame que é gratuito.

Normalmente as hepatites virais não apresentam sintomas e passam despercebidas podendo ser identificadas apenas pelo exame. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que para se prevenir é preciso evitar contato direto com sangue, evitando compartilhamento de agulhas, escovas de dente, barbeadores e alicates; fazer tatuagens, manicure e piercings com material individual e usar camisinha sempre.

Montreal