Secretaria inicia plantio para apresentação durante a Exposul
Supermoveis

Fullbanner2


Secretaria inicia plantio para apresentação durante a Exposul

Fonte: Assessoria
SHARE
Foto: Assessoria

Os visitantes da Exposição Agropecuária do Sul de Mato Grosso (Exposul) além de conhecerem as novidades do setor em maquinários e insumos, poderão também conhecer um pouco mais sobre o cultivo no sistema de consórcio. Essa semana a Secretaria Municipal de Agricultura e pecuária deu início ao plantio para o experimento que será apresentado aos interessados em aprender sobre esse sistema.

A engenheira agrônoma do município, Betina Simon Valaski, explicou que o consórcio é um tipo de cultivo viável e indicado para pequenos agricultores, especialmente para as famílias que tiram seu sustento por meio das vendas dos produtos colhidos em suas propriedades. “É uma forma de produzir em uma mesma área dois tipos de cultivares e também obter com elas uma fonte de renda”, comentou.

No caso do experimento que será apresentado na feira, as combinações do consórcio são: milho e feijão catador, milho e feijão carioca, côco e braquiária, e tomate e coentro. Betina Valaski explicou que nesse último caso o coentro atrai inimigos naturais contra as pragas que poderão atacar os tomateiros.

As sementes e mudas foram plantadas em uma área de 500 metros quadrados localizada dentro do parque de exposições, onde acontece a feira.

Esses experimentos serão apresentados em conjunto com as palestras que vão ser realizadas também pela Secretaria de Agricultura. Para participar os interessados devem procurar a Secretaria que fica na Rua Otávio Pitaluga, na Vila Aurora, no prédio anexo à Feira Livre e fazer a inscrição ao custo de R$ 10, ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível.

Os pequenos agricultores que se inscreverem vão contar com o transporte e a alimentação no local, que serão oferecidos gratuitamente pelo município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3411-5106.

Montreal