Secretária entrega documento sobre Avaliação do Ciclo de Formação Humana na Rede...
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Secretária entrega documento sobre Avaliação do Ciclo de Formação Humana na Rede Municipal de Ensino

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Foto: Assessoria

Por Patrícia Casali

A secretária municipal de Educação, Ana Carla Muniz, entregou ao deputado Wilson Santos (PSDB) na manhã desta sexta-feira (20) o documento “Avaliação do Ciclo de Formação Humana na Rede Municipal de Ensino”, durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, com o objetivo de discutir a “Escola Ciclada”. A discussão aconteceu na Câmara Municipal e contou com representantes do Executivo do Estado e Município, Legislativo, de unidades de ensino e sindicato.

Na oportunidade, a secretária explicou o amplo debate realizado na rede municipal de ensino em 2013 em que participaram os professores doutores em Educação, Jefferson Mainardes (UFPG) e Jorcelina Fernandes (UFMT). A discussão que ocorreu na rede foi condensada neste documento.

O deputado, que realizou em Rondonópolis, a primeira das oito audiências em polos do Estado, elogiou a iniciativa. “Fico feliz em receber já na primeira discussão um documento sobre o tema”, arrematou.

Durante a audiência, a professora doutora Jorcelina proferiu palestra sobre a organização da escola em ciclos de formação humana, detalhando as etapas da educação no Brasil e em Mato Grosso. Para ela, não é concebível discutir ensino seriado nos dias de hoje, com conceitos de educação dos séculos passados.

A doutora lembrou dos estudos e pesquisas realizados sobre o tema e destacou que se há algo errado na aprendizagem dos alunos não é problema do ciclo, e sim, da forma como está sendo trabalhado.

Questões relativas à qualidade da aprendizagem dos alunos na atualidade foram levantadas por defensores e críticos dos ciclos na educação básica.

A escola do ciclo de formação humana como organização de ensino em Mato Grosso também será discutida pelo Governo do Estado. A proposta é encontrar caminhos ajustar a teoria à prática da escola com melhores resultados na qualidade da aprendizagem dos alunos.

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