Secretaria desenvolve programa para atender crianças especiais nas escolas
Supermoveis

Fullbanner2


Secretaria desenvolve programa para atender crianças especiais nas escolas

Fonte: Ana Flávia Dorsa
SHARE
Foto: Arquivo

Fortalecendo os vínculos, promovendo a inclusão e proporcionando a qualidade da Educação do município de Rondonópolis, a Prefeitura vem aplicando um programa direcionado às crianças autistas, com deficiência intelectual, múltipla, física, com baixa visão, cegueira, surdez e outros.

Conforme a secretária de Educação, Carmen Monteiro, atualmente são 306 crianças especiais atendidas pela Secretaria Municipal de Educação, destas, 107 precisam de cuidados exclusivos e para trabalhar com esse público, foram contratados 107 monitores que as auxiliam na locomoção, alimentação e higiene.

Na rede, há 16 escolas com recursos diferenciados como equipamentos e materiais pedagógicos voltados para as crianças com necessidades educacionais especiais. Entre os equipamentos estão computadores, TV, DVD, impressora em braile, caixa de som, entre outros. Em determinado período os alunos especiais se misturam junto aos demais, em outro período, frequentam as salas de recursos multifuncionais.

O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, vem ressaltando a preocupação da administração municipal em expandir a educação inclusiva. Conforme expectativas do administrador, outras cinco escolas em breve estarão aptas para receber alunos especiais, assim como mais monitores devem ser contratados para atender novos alunos.

Seletivo

A Prefeitura de Rondonópolis realizará em breve o 1° Seletivo em Libras do município. Conforme a secretária, o processo deve acontecer no próximo mês e deve facilitar a comunicação entre os alunos, pois todos os colegas de sala também receberão instruções sobre a linguagem de sinais.

 

Montreal