Saúde organiza ações de valorização da vida no Setembro Amarelo
Adventista

Fullbanner1


Saúde organiza ações de valorização da vida no Setembro Amarelo

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Assessoria.

O mês de setembro no Brasil é marcado pela realização de ações voltadas ao combate ao suicídio. Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma série de atividades e no dia 13, o município vai ganhar um posto do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Esse Centro é um dos trabalhos preventivos e gratuitos que existem no país que oferecem apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente todas as pessoas que querem e precisam conversar por meio de ligação telefônica, mensagem de texto, carta ou e-mail.

Na programação da Saúde do município está a capacitação das equipes das unidades de saúde e dos Núcleos de Apoio a Saúde da família (NASF) para atendimento da população em sofrimento mental, além de realizar ações específicas de prevenção nas unidades. Os servidores de urgência/emergência também vão receber informações e sensibilização para o tema.

Para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad) está previsto um passeio no Horto Florestal, informou a gerente do departamento de Ações Programáticas do município, Mariúva Valtentin Chaves. Segundo ela, serão utilizados números registrados no município e também no Brasil para sensibilizar os trabalhadores da saúde quanto à importância da atenção que esse público deve ter.

Outra ação que deverá acontecer nesse mês é o envolvimento com os veículos de comunicação para orientar sobre como abordar o tema em reportagens sobre casos de morte por suicídio, conforme orientações do Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde.