Saúde garante transporte de pacientes da nefrologia e reabilitação como diferencial
Adventista

Fullbanner1


Saúde garante transporte de pacientes da nefrologia e reabilitação como diferencial

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Assessoria.

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o transporte de pacientes que fazem tratamento no Centro de Nefrologia do Município, bem como no Centro de Reabilitação Nilmo Junior ocorre com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida a esses pacientes. Já, que por Lei Federal, os pacientes que realizam esses tipos de tratamento têm direito ao transporte público gratuito.

No Centro de Nefrologia do Município, conforme dados da coordenação, são transportados diariamente em três turnos – matutino, vespertino e noturno – cerca de 45 pacientes de um total de 135 que fazem periodicamente tratamento no local. A coordenação explica que o Centro de Nefrologia atende de segunda-feira à sábado e também aos feriados e o transporte funciona em todos os dias em que há tratamento.

Recentemente o veículo que faz o transporte dos pacientes da Nefrologia apresentou problemas mecânicos e foi encaminhado para concerto, o que prejudicou o serviço diferenciado prestado pelo município. Contudo, segundo a secretária municipal de Saúde, Izalba de Albuquerque, há a previsão de que o veículo volte a transportar os pacientes no início da próxima semana.

Além disso, Izalba destaca que a Prefeitura adquiriu mais um veículo para atender o Centro de Nefrologia. O pedido de entrega do mesmo foi realizado e deverá estar disponível para o uso no transporte já nos próximos dias. Com os dois veículos, a secretária explica que a intenção é garantir que o transporte não seja interrompido em casos de problemas mecânicos em um deles, bem como contribuir para reduzir o tempo de espera dos pacientes pelo transporte com os dois veículos trafegando.

Já, no Centro de Reabilitação Nilmo Júnior, o transporte de paciente segue algumas regras. A Saúde fornece o transporte para aqueles que são cadeirantes e em vulnerabilidade social (baixa-renda). Um veículo está atualmente disponibilizado para atuar nos períodos matutino e vespertino, atendendo cerca de 30 pacientes.

Para o Centro de Reabilitação Nilmo Júnior também foi adquirido mais um veículo, que está previsto para ser entregue neste sábado (8) para a unidade de saúde. Esse novo veículo, como explica a coordenação do Nilmo Junior, será utilizado no atendimento domiciliar fisioterápico de pacientes acamados.

Izalba reforça que o projeto para 2019 é a aquisição de mais duas vans munidas de elevadores para auxiliar no transporte de cadeirantes, atendendo assim as necessidades especiais desse público.