Saúde faz pit stop no Dia Nacional do Combate ao Fumo
Fullbanner1

Fullbanner2


Saúde faz pit stop no Dia Nacional do Combate ao Fumo

Fonte: Assessoria
SHARE

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Ações Programáticas, realiza nesta terça-feira (29), às 8h, um pit stop na Praça Brasil em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Serão entregues à população panfletos informativos, além de repassadas orientações para quem deseja parar de fumar e integrar ao programa antitabagismo desenvolvido no município.

Segundo a gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentin, quem desejar parar de fumar e precisar de auxílio pode buscar ajuda no Posto de Saúde da Família (PSF) de sua região. “No PSF a pessoa será encaminhada para um dos grupos antitabagismo já em funcionamento no município ou, dependendo do número de pessoas que procurarem, se forma um novo grupo no próprio PSF”, explica.

No programa antitabagismo, o fumante é atendido por médicos e enfermeiros, e conta com medicação e adesivos de nicotina gratuitos. “Inicialmente a pessoa participa de 12 encontros onde recebe orientações para auxiliá-la a parar de fumar e depois segue em acompanhamento médico”, destaca Mariúva.

Atualmente estão em funcionamento grupos antitabagismo nas policlínicas Central e da Vila Operária, e nos PSFs Santa Clara, Luz Da’Yara, Jardim Atlântico, Industrial e Vila Olímpica. O programa conta com um supervisor e pode ser ampliado para outros PSFs de acordo com a demanda.

Montreal