Saúde faz ação na Praça Brasil em alusão ao Dia mundial de...
Adventista

Fullbanner1


Saúde faz ação na Praça Brasil em alusão ao Dia mundial de luta contra a Aids

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Assessoria.

No Dia mundial de luta contra Aids, lembrado neste sábado (1º), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Ações Programáticas, realiza ações na Praça Brasil, das 8 às 14h, com informações à população, distribuição de preservativos e oferta do teste rápido de detecção do HIV e Sífilis.

Conforme dados do Departamento de Ações Programáticas, Rondonópolis conta atualmente com 1.393 pessoas com Aids, destes, 851 são do sexo masculino, e 542 femininos. Ainda há 21 crianças com o vírus e 215 jovens entre 15 e 24 anos que convivem com a doença.

A Saúde Municipal informa que de acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde referente à 2018, Rondonópolis está listado como município prioritário no enfrentamento do HIV/Aids, figurando em 16º no ranking de municípios com mais de 100 mil habitantes em média de detecção de Aids na população em geral.

Em Rondonópolis, ainda segundo dados da Saúde, a taxa média de detecção da Aids na cidade é de 61,4%, somente pouco abaixo da meta desejada pelo Ministério da Saúde. Em Mato Grosso a taxa média é de 22,3% e no Brasil de 18,3%.

Dia mundial de luta contra a Aids

 

O Dia mundial de luta contra a Aids foi criado em 1987 por decisão da Assembleia Mundial de Saúde com apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU). E no Brasil a data passou a ser adotada um ano depois, em 1988. A intenção com a criação do Dia mundial de luta contra a Aids é a de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão para com as pessoas infectadas pelo vírus HIV.