Saúde destaca importância de exercícios, alimentação equilibrada e preventivos em mutirão para...
Adventista



Saúde destaca importância de exercícios, alimentação equilibrada e preventivos em mutirão para caminhoneiros

Fonte: Assessoria.
SHARE
Foto: Assessoria.

Reservar um tempo na agenda para praticar atividades físicas semanalmente e para realizar, anualmente, exames de rotina foram a ênfase das orientações dadas no mutirão voltado para caminhoneiros, além de outros profissionais da empresa Transoeste, que ocorreu nessa terça-feira (2), organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e a Transoeste.

“Foram atendidos cerca de 230 funcionários da Transoeste entre caminhoneiros, mecânicos e profissionais de manutenção de veículos, além do pessoal do Setor Administrativo da empresa, tanto homens como mulheres. Eles relataram a dificuldade de estabelecerem um horário na rotina diária para fazer exercícios. Mas nós reforçamos sua necessidade, ainda que seja uma caminhada”, comenta o coordenador de atividades externas do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, André Gonçalves.

Mesmo com as várias tarefas do dia a dia, é fundamental evitar o sedentarismo, adotar uma alimentação balanceada e, todo ano, fazer um check-up para verificar o estado de saúde e prevenir doenças, identificando possíveis sintomas de enfermidades e tratando-as no estágio inicial.

Durante as ações da Saúde, em que houve vacinação contra febre amarela, tétano e hepatite B, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial e medição de Índice de Massa Corpórea (IMC), André conta que foram identificadas várias alterações de pressão arterial do público assistido, além de consumo de dieta alimentar inadequada e sedentarismo.

Para o coordenador, a prevenção é fundamental para a manutenção da saúde e está baseada em um tripé. “Os cuidados com a saúde abarcam exercícios regulares, bons hábitos alimentares e exames preventivos”, salienta André.